[SP-pm] Resumo do Evento Técnico

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Sat Jan 31 11:50:07 PST 2015

Opa,

Em 31 de janeiro de 2015 17:24, Renato Santos <renato.cron em gmail.com>
escreveu:

> Fui procurar por "True REST APPLICATION" e ...
> Everyone says they have a REST (or RESTful or REST-like) API. Twitter
> does, Facebook does, as does Twilio and Gowalla and even Google. However,
> by the actual, original definition, none of them are truly RESTful. But
> that’s OK, because your API shouldn’t be either.
>
> http://www.intridea.com/blog/2010/4/29/rest-isnt-what-you-think-it-is

Eu conheço demais esse rant aí :p

O texto contempla alguns equívocos e alguns aspectos efetivos.

1) Pode ser que fazer XML-RPC ou JSON-RPC seja exatamente o que o autor de
um software deseja. Quem mesmo disse que o RPC está ou deveria ser morto? O
engraçado é que são as mesmas pessoas que querem adotar as tecnologias mais
quentes disponíveis as primeiras a se esquivar de qualquer responsabilidade
em implementar essas tecnologias em seus aspectos que justamente as tornam
quentes.

2) Mesmo que você decida não implementar Rest, ou implementar um subset de
Rest, parece-me bem melhor como profissional saber o que se está a fazer e
não bancar o tolo por aí, escrevendo, falando e ensinando as pessoas a
fazer coisas erradas. Quer dizer, se você quer fazer Rest, então faz Rest.
Quer fazer JSON-RPC schemaless, então faz…

3) Muita gente pensou menos, de verdade, que Rest era uma alternativa leve
ao Soap. Quando a grande diferença é que o Rest trabalha com Dados e o Soap
trabalha com métodos e que os dados no Rest possuem uma identificação
universal, um UUID em forma de URL.