[SP-pm] [OT] - MVC

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Tue Jul 3 10:41:38 PDT 2012

2012/7/3 Marcio Ferreira <marciodesouzaferreira at gmail.com>:
> Então a empresa deve ter a cultura de não agregar profissionais com
> habilidade de arquitetura de software.
>
> Essa confusão do MVC, ao meu ver, só é falta do conceito/prática.
> O Modelo, pelo que entendo, é responsavel pelo _modelo de dados_, se os
> dados estão no SGBD, csv, sistema de arquivos ou espaço sideral, tanto faz.
> Essa camada é quem se diverte com os dados. =)

Bom, eu não estava falando de casos específicos com quem me relacionei
pessoalmente, mas lendo blogs, documentação, informações em geral,
etc., de outras linguagens - principalmente Ruby.

O ponto é que eu acharia útil ter um nome diferente ao invés de MVC
para a estrutura Storage Layer -> Modelo de Dados -> Controller ->
View. Porque pra muita gente envolvida com frameworks "MVC web",
Storage Layer e Modelo de Dados são uma camada só. E pra aplicações
simples, na prática, é muito mais fácil considerar assim mesmo, não
vale o overhead da camada adicional. Pra coisas maiores ou mais
complexas, os benefícios ficam mais claros.

-Nilson