[SP-pm] Acho que fui enganado!

Adriano Ferreira a.r.ferreira at gmail.com
Sun Dec 5 06:57:56 PST 2010

2010/12/5 Alexei Znamensky <russoz at gmail.com>

> Eu procurei por Business::BR::Ids (que é módulo, mas que também é o nome =~
> s/-/::/g do tar ball. Na hora, presumi que funcionaria isso.

O negócio é que as distribuições (ou tarballs) como coleções de packages
podem mudar à vontade do desenvolvedor (embora isto não aconteça muito na
prática, mas que acontece, acontece). Mas só esta possibilidade cria um
problema muito grande para mapear dependências de módulos (ou packages) para
distribuições.

Pensando um pouco, o negócio é que as dependências dos packages em uma
distribuição deviam incluir os packages da própria distribuição, algo assim:

     Business::BR::CPF   depende de Business::BR::Id (esteja ou não no mesmo
pacote)

mas isto é um "can of worms" devido à dificuldade de descobir dependências
olhando em código fonte Perl – é fácil encontrar "require M" e "use M", mas
que tal

        $M->require     (com UNIVERSAL::require)
        load($M)          (com Module::load)
        eval STRING

e muitas outras formas de fazer o "link" dinâmico entre módulos. E tem mais,
alguns destes "statements" serão dependências reais e outros módulos que
colaboram. Neste último caso, só análise semântica feita por um humano seria
capaz em alguns casos de fazer uma decisão acertada a respeito.

Ok, desculpas pela intromissão e digressão. Deu vontade de falar potoca um
pouco, já que apareço por aqui tão pouco. Continuem por favor. :-)

Adriano Ferreira