[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Wed Apr 7 09:39:40 PDT 2010

Blabos,

Apesar de eu pender mais para o ponto de vista do Nelson que para o seu, eu
tenho que concordar com (pelo menos) uma coisa que você disse: existe muitas
sutilezas nesse assunto.

E como, via de regra, eu quero mais é ver o circo pegar fogo, eu vou jogar
mais uma na mesa: O Larry Wall, o Maddog, o Linus, O Tanenbaum, o Beethoven
e o Mozart, o Rush, o Pink Floyd... you name it: todos eles, sem exceção,
para escreverem, comporem, <atuarem em quaquer processo criativo>,
utilizaram conhecimentos/informações que vieram de outras pessoas. Faz parte
da vida.

Nós (dificilmente, if ever) criamos alguma coisa realmente *nova*, no
sentido de que não foi utilizado nesse processo criativo algo que já não
existisse antes. Vou presumir que isso não seja nenhuma novidade para você
(ou para os outros), e que possamos partir daí - mas se não for este o caso,
by all means, é só levantar a bola e a gente tenta se afundar mais neste
mérito em particular.

Isso posto, vem aí a sutileza: e o "give back" desses autores pelo uso de
coisas já existentes, existe? Dificilmente teremos uma resposta genérica
para essa pergunta - já que isso depende do comportamento, da opinião e da
escala de valores de cada autor.

[]s,
Alexei

2010/4/7 Blabos de Blebe <blabos em gmail.com>

> Nelson,
>
> Permita-me concordar e discordar.
>
> Sim. As leis de copyright estão completamente desbalanceadas. Direitos
> autorais surgiram, como o nome diz, para proteger o autor. Hoje o que
> vemos é eles protegerem a indústria. Quem proteje o autor do livro de
> Lisp?
>
> Mas um erro não pode ser usado como justificativa para outro.
>
> Por outro lado, na minha opinião, o 'fair use' que se utiliza de algo
> ilegal é tão imoral quanto uma editora que não repassa a merreca de
> direito ao autor.

> [...]

Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]
"Though we live in trying times, we're the ones who have to try"