[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Sun Dec 13 10:54:53 PST 2009

Pessoal,

Parece que temos muita gente aqui utilizando a lista como uma sessão de
terapia, e colocando todas a frustrações para fora.

Estou prometendo para mim mesmo que esta será a última fez que vou
participar deste tipo de discussão na lista, daqui para frente estes emails
vão para a lata de lixo imediatamente (da minha caixa postal e não proibir o
assunto na lista, até pq não tenho mais este poder), então abaixo as minhas
considerações finais sobre o assunto.

*ganhos financeiros* : ahhh como eu gostaria muito que os meus ganhos
financeiro estivessem estritamente ligado as linguagens de programação que
eu conheço. Então eu iria olhar alguma pesquisa qualquer sobre qual a
linguagem está pagando mais, ler o manual da linguagem e estaria pronto para
começar a ganhar o melhor salário, até parecer alguém querendo pagar mais
ainda (mas desta vez em outra linguagem), e não precisaria 'investir' um
monte de tempo tentando ser o melhor profissional. Sejamos inteligentes, o
salário é uma equação complexa que envolve conhecimento, capacidade de
responder às perguntas (afinal o mundo é movido pelas perguntas) e
disponibilidade. Perguntas difíceis exigem pessoas com mais conhecimentos
acumulados (e cultura diversificada) e por conseqüência menor
disponibilidade. Já ouvi coisas do tipo, "um programador Cobol ganha 15
mil". Legal, então vou pegar um manual na internet, ler neste final de
semana e passar a ganhar esta grana. Mas é claro que programar Cobol é
apenas uma pequena parte do requisito, a parte mais importante está
relacionado a capacidade em dar respostas que não está disponível à maioria
e pouco relacionado a linguagem propriamente dita.

*linguagem da moda* : não sou velho, mas jã ví muitas linguagens em moda.
Visual Basic, Clipper, MS FoxProx, Pascal, etc. já foram moda e frenesi em
sua época, e hoje não são nada. Então vamos com calma ao anunciar o
apocalipse só porquê temos uma nova linguagem.

*status de elite* : acho uma bobagem rotular uma pessoa de 'inteligente',
'antiquada' ou 'fashion' baseado apenas na linguagem de programação que ela
utiliza. Mas uma fez, o C e Perl que eu uso não me faz (ou fizeram) uma
pessoa mais bonita.

*Perl está morto, ou agonizante* : Como já disse Tim Bunce, Perl não é um
'new kid on the block', e continua pulsando aos seus 22 anos de idade. Perl
foi dominante e um dos pilares da Internet comercial, teve o teu momento de
fadiga no início do século XXII onde a comunidade como um todo ficou
dispersas. Linguagens antigas, mas anônimas, (Python é de 1991, e Ruby de
1993) receberam nossos 'code artist' assim que o Perl ficou chato para eles.
Mas nestes últimos 4 anos tenho observado que Perl voltou a ser
interessante, e na seqüência excelentes produtos estão surgindo. O próprio
Larry Wall afirmou que o Perl 6 salvou o Perl 5, porquê trouxe ao Perl
novidades que estão frutificando agora. Recentemente ví uma discussão sobre
apreender (ou não) Perl, e um dos participantes afirmava que Perl é uma
linguagem velha. Este cara certamente nunca viu o Moose, mas fala com um
propriedade de um conhecimento antiquado, ou de uma experiência muito
antiga.

É fato que Perl tem uma longa e pavimentada estrada, mas felizmente não está
tudo pronto. Ainda temos muito o que construir e contribuir, então : "Não
pergunte o que o Perl pode fazer por você, e sim o que você pode fazer para
o Perl" :D !

Abraços,

Solli M. Honório