[SP-pm] Vantagens!

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Thu Dec 10 08:46:22 PST 2009

2009/12/10 Mônica Oliveira <monica.eo em gmail.com>:
> Oii pessoal...
> sou nova no mundo "perl"...e gostaria de saber quais as vantagens dessa
> linguagem sobre outras...como java e php!
>
> brigada a todos....
> Monica

Monica,

Seja bem vinda.

Perl pode ser mais vantajosa para processar texto, tarefas relativas
ao Sistema Operacional e para Web (onde flexibilidade é determinante),
também conta com a CPAN. Porem, eu acredito que não é uma questão
somente de "vantagem" ou "quem é melhor", cada uma delas pode ser mais
útil, ou mais adequada, para resolver uma situação específica.

Atualmente, o nosso maior desafio é escolher a ferramenta certa para
resolver um determinado problema, eu tenho certeza que se você
aprender Perl, aprofundar-se na linguagem, ela vai ser uma ótima opção
para resolver problemas no seu dia-a-dia, porem, não todos. Não existe
milagre.

É importante lembrar das boas práticas que acompanham qualquer
linguagem de programação, como por exemplo: testes unitários, testes
de aceitação, integração contínua, TDD, BDD, programação pareada
(todas as práticas de XP), etc. Isso sim, pode maxilimizar a
capacidade de uma linguagem de programação, é a maior _vantagem_ que
você pode ter.

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>