[SP-pm] Perl no windows 7

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Thu Dec 3 07:51:31 PST 2009

2009/12/3 Andre Carneiro <andregarciacarneiro at gmail.com>:
> Argh!!! Instalar Visual Studio para poder usar o CPAN? Realmente, eu
> precisaria fazer isso para poder usar perl no windows? Triste... Isso sem
> falar no fato de que, como eu justificaria para meu chefe que a empresa
> teria que desembolsar uma grana com licença para algo que eu não vou usar
> ?!?!?! Desculpe, mas...

De fato, não é muito prático e nem justificável. Mas a idéia quando o
ActivePerl surgiu era que compilador de C pra Windows = MSVC.

> [...]
> nunca vi uma que prestasse(Se bem que é mais provável que eu é que seja
> limitado mesmo), e realmente adoraria saber como configurar o gcc
> corretamente para que o Active Perl funcione com o CPAN, considerando que
> ele suporta muito mais módulos que o strawberry(aparentemente).  Se souber
> de alguma documentação decente sobre isso ficarei feliz em ir atrás,
> entender, escrever, publicar, traduzir, sei lá...  e quem sabe até pensar em
> algo melhor e mais fácil para configurar essa meleca no windows.
>
> Mas pensando melhor, sinceramente prefiro experimentar o strawberry antes de

A configuração é bem simples, você tem que garantir que o GCC esteja
no seu PATH e aí o ActivePerl cuida do restante sozinho em versões
mais recentes (de uns 3 anos pra cá). Antigamente realmente era uma
trabalheira pra confirurar, mas a ActiveState adicionou suporte à
detecção e uso do GCC automaticamente, desde que ele esteja em seu
PATH e você tenha o nmake (o CPAN até baixa ele pra você).

O Strawberry está bastante maduro no momento e seria o recomendado pra
quem está começando em Perl em Windows.

Mas ainda existem razões pra se utilizar o ActivePerl. Por exemplo,
bibliotecas "difíceis" de se compilar, muitas vezes são encontradas
pré-compiladas em repositórios PPM, o que facilita a vida. Mas essa
vantagem só existe com módulos que dependem de bibliotecas externas ou
são difíceis de se compilar por uma outra razão qualquer.

Eu continuo usando o ActivePerl porque ele me atende e meu ambiente já
está configurado mesmo. Mas fiquei bastante surpreso quando utilizei o
Padre e vi que tudo estava "redondinho". Lembro que quando usei o
Strawberry Perl pela primeira vez nada funcionava direito ainda.

-Nilson Santos F. Jr.