[SP-pm] Padre x EPIC (era: IDE EPIC)

breno breno at rio.pm.org
Wed Nov 25 10:04:50 PST 2009

2009/11/25 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>:

> Uso VIM. A única coisa que me incomoda é o fato de não ter um debugger
> amigável como o da antiga IDE para C/C++, o Turbo C. , que eu gosto tanto de
> usar. Experimentei o Padre mas não consegui usar o debugger. Ele caía toda a
> vez que eu tentava.

Fazer um debugger integrado ao Padre, com breakpoints, step into, etc,
realmente ainda está pendente.

> Instalar o Padre já é um saco! Geração de pacotes para várias distribuições
> seriam um bom começo para melhorar a imagem e facilitar pra galera usar.

Com certeza! Já temos .msi e .zip para Windows, e estamos trabalhando
em manter pacotes atualizados para Debian/Ubuntu, Mandriva e Fedora.
Voluntários para ajudar nessas e em outras distros (ou mesmo para
MacOS X) são muito bem vindos.

> Eu tenho problemas de codificação com IDEs gráficas em geral, porque no
> trabalho tenho que usar codificação ISO-8859-1, mas a distribuição do linux
> vem como UTF-8, e acabo mudando os locales, e isso sempre me traz problemas
> com interfaces gráficas(De repente o problema é a configuração da interface
> gráfica, sei lá...). Com o Padre não foi diferente, ele zuava  a codificação
> na hora de converter de utf-8 para latin1, por exemplo. Ou então, eu salvo
> um documento como latin1, e quando abro no vim, por exemplo, tudo zuado...
> isso é um saco!

Bom, isso me parece ser um problema do ambiente, não do Padre. Mas se
vc tiver um passo a passo de como reproduzir, tenho certeza que
ajudaria muito a solucionar a questão :-)

> Uma  interface com o DBIx::Class e SGBDs, junto com o módulo
> SQL::Translator::Parser::DBIx::Class de modo a facilitar a criação de
> esquemas no DBIx::Class seria uma boa.

Parece uma boa idéia! Aos interessados, o repositório svn do Padre
pode ser usado para hospedar qualquer Plugin do Padre, além de
facilitar a colaboração, integração e tradução dos mesmos.

> Ferramentas de 'auto-complete' interessantes como a do Netbeans e do
> Eclipse, por exemplo, seriam bem-vindas.

A versão 0.50 do Padre já possui autocompletar! Não é uma maravilha
(como disse, estamos começando, e tem todos os problemas de
compilação/interpretação mencionados na outra thread), mas funciona e
já ajuda bastante :-)

[]s

-b