[SP-pm] Padre x EPIC (era: IDE EPIC)

breno breno at rio.pm.org
Tue Nov 24 09:19:19 PST 2009

2009/11/24 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:
> O Breno perguntou:
>
> Eu gosto do Vim por que me permite fazer scripts e rodar estes scripts sobre uma área do buffer que eu estou editando ou sobre o buffer todo. Não troco isso por nada. A habilidade de filtrar o conteúdo de buffers usando o próprio Perl como linguagem de script seria muito interessante e desejável. Em cima disso, a possibilidade de implementar macros e funções para tratar do conteúdo de buffers é essencial para um bom editor para programadores.

Concordo, e isso é algo que ainda falta no Padre.

> Também a possibilidade de fazer absolutamente **tudo** o que o editor permite com teclas de atalho e "keystrokes" (não necessariamente uma combinação de ctrl+ ou alt+ ou algo assim) é muito interessante e desejável. Como a maior parte dos desenvolvedores de unix, eu acho que usar mouse é lento e desajeitado -- eu gosto de ficar com os meus dedos em cima do teclado, e prefiro sempre usar teclas de atalho e keystrokes para tudo.

Pra isso o Padre oferece não só os atalhos normais (ctrl+$tecla, etc)
como também o "Acesso Rápido ao Menu", vc digita ctrl-3 e começa a
digitar o nome da opção de menu que deseja. Ele filtra a medida que vc
vai digitando, pra escolher dentro de uma lista, e basta digitar um
pedaço do nome, não precisa ser o começo do nome. Outra opção
interessante (também "emprestada" do Eclipse) é o Abrir Recurso, em q
vc aperta ctrl-shift-R e pode começar a digitar pedaços do nome de
arquivos dentro do seu projeto. Novamente, ele filtra os nomes e exibe
todos os arquivos que casam com a string.

Tudo isso tem tocar no mouse :-)

> A linguagem de programação de macros do Vim é mais pobre do que eu gostaria que ela fosse -- eu gostaria muito de poder usar Perl como a minha linguagem de macros principal.

Legal Champs, tenho certeza que versões futuras do Padre terão algo
nesse sentido sim!

[]s

-b