[SP-pm] Padre x EPIC (era: IDE EPIC)

breno breno at rio.pm.org
Tue Nov 24 08:38:34 PST 2009

2009/11/24 Fernando Oliveira <fernandocorrea em gmail.com>:
> Breno, eu não use EPIC, uso vim, ainda assim eu posso responder?

Claro! EPIC *e outros*  :-)

> é leve e facil de usar. A feature q eu não troco por nada é o modo de
> comando e dentre os comandos, o ctrl + v (seleção de bloco). Não lembro nada
> q me incomode no momento

Sobre leveza, não há argumentos, o vim realmente é muito leve, e não
dá pra comparar com uma aplicação gráfica. Pra quem vive em shell, as
vezes é muito mais fácil usá-la do que abrir uma IDE pesada. E essa é
um pouco a questão. A gente fica acostumado a ter a shell aberta e
digitar comandos, abrir/fechar arquivos no vim, enquanto os mais
acostumados com IDEs deixam ela aberta e navegam/buscam/abrem/fecham
arquivos dentro dela.

Pra seleção de blocos no Padre, basta usar o shift ou marcar com o mouse :-)
Mas não acho que o plugin do Vim pro Padre esteja avançado a ponto de
oferecer um modo de comandos aceitável ou compatível (embora alguns
atalhos via ctrl já existam, como ctrl-J igual ao shift-J do vim, ou o
ctrl-d pra duplicar a linha atual).

Querendo ajudar nisso, o código é em Perl :-)

> Eu sinto falta de um modo de comando q poderia ser opcional e não padrão,
> com os mesmos comandos do vim. O q me fez torcer o nariz foi a dificuldade
> de instalação (na epoca q instalei). E o q me impede de usar no cotidiano é
> q eu sou MUITO mais produtivo com o vim (q já estou acostumado). Mas aos
> poucos, nos meus projetos pessoais estou tentando usar o Padre

Bom, sobre o modo de comando já falei lá em cima. Sobre a dificuldade
de instalação, estamos trabalhando nisso. Já temos pacotes para
algumas distros, como Mandriva, Fedora e Debian/Ubuntu, mas admito
desconhecer a versão em que se encontram (o Padre está na 0.50). Ainda
não temos pacote pronto pra MacOS X, mas em compensação usuários do
Windows contam com versões portáteis pra pendrive e instaladores MSI.

Sobre ser produtivo e estar acostumado, é, não vejo muito jeito além
da prática :-)

[]s

-b