[SP-pm] Res: IDE EPIC

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Tue Nov 24 07:12:00 PST 2009

> cara, eu me confundo tudo com a necessidade de digitar 'ESC' antes de dar os
> comando ... será isto um sintoma da minha preguića ou limitacão ?! Por
> incrivel que pareca, fico mais confortável com CTRL, ALT,

Todo mundo passa por essa dificuldade, durante algum tempo. Depois
vira segunda natureza.

Eu li dois livros recentemente -- "The Pragmatic Programmer" e "The
Productive Programmer" -- e ambos destacam a importancia de usar um
editor de textos como o vim (ou o emacs). A questao nao e' tanto o que
voce pode fazer dentro do editor, mas tudo aquilo que voce pode fazer
fora dele, no shell.

Exemplos: pense como voce faria cada uma dessas coisas com uma IDE:

1) Listar todos os arquivos ".pm" em um diretorio (e subdiretorios)

find . -name '*.pm'

2) Listar todos os arquivos ".pm" modificados nas ultimas 24 horas

find . -name '*.pm' -mtime 0

3) Abrir para edicao todos os arquivos ".pm" modificados nas ultimas 24

vi $( find . -name '*.pm' -mtime 0 )

4) Listar todos os arquivos ".pm" que contem a string "use strict"

grep 'use strict' $( find . -name '*.pm' )

5) Listar todos os arquivos ".pm" que nao contem a linha "use strict"

grep -L 'use strict' $( find . -name '*.pm' )

6) Abrir para edicao todos os arquivos ".pm" que nao possuem a linha
"use strict"

vi $( grep -L 'use strict' $( find . -name '*.pm' ) )

Depois que voce se habitua a esse poder, fica muito dificil voltar
para uma IDE convencional.