[SP-pm] Monitorar processos gerados pelo system

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Sun Nov 22 17:17:22 PST 2009

2009/11/22 Otávio Fernandes <otaviof em gmail.com>

> retorna

> A questão não é ter uma "briga" com o pessoal de Segurança, é você
> mostrar que o SNMP é um protocolo largamente utilizado e robusto,
> mostrar que ele tem vários níveis de segurança e autenticação. E
> verificar com eles qual o ambinete mais adequado para trafegar estes
> dados, bloqueando todos os MACs que não tem permissão para isso, etc.

Otávio, o SNMP nunca foi, e nem será classificado, como seguro. Bom, mas
também é verdade que precisamos classificar o que é  'seguro'. O SNMP v3,
que deveria implementar 'segurança' (criptografia, autenticação e
autenticidade) é algo para 'inglês ver'. Não conheço nenhuma implementação
séria, e num ambiente de produção. Mas é fato que o SNMP é largamente
utilizado e é padrão na captura de informações para TI ...

Agora, sobre a restrição da 'equipe de segurança', realmente eu conheço
estas pessoas. A maioria são papagaios que simplesmente reproduzem frases
fora do contexto sem entenderem pq algum 'guru' de segurança disse aquilo...
eu não consigo entender como estas pessoas conseguem estes empregos,
enquanto eu não ....