[SP-pm] Monitorar processos gerados pelo system

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Sun Nov 22 16:56:10 PST 2009

2009/11/22 Marcelo Gigliotti <marcelo.gigliotti em gmail.com>

> [...]
> realmente usa snmp.
>
> No ambiente que tenho snmp não é permitido, por questões de segurança.
>
> mas por exemplo, no ambiente que eu tenho... segue a seguinte situação.
>
> no solaris... existem alguns comandos aos quais eu verifico a situação do
> serviço... tal como o comando service no red hat.
>
> no solaris seria svcs, em um exemplo seria algo do tipo.. svcs -a | grep -i
> nfs/server
>
> neste exemplo ele me retornaria a situação atual do serviço nfs, eu não sei
> se o nagios faria da mesma forma, ou se ele iria trabalhar diretamente com o

Marcelo,

Não sabemos a empresa em que vc trabalha (e nem o tamanho da empresa), mas
como vc comentou sobre 'área de segurança', eu posso imaginar que você está
familiarizado com a terminologia do ITIL, então vou utilizar para explicar a
idéia do nagios.

O nagios é um sistema que gerar incidências, ou seja. A função do nagios é
monitorar um serviço (através dos agentes, podendo ser local ou remoto) e
apenas (e tão somente) informar que aquele serviço não está no padrão. Então
uma alternativa, se vc tiver pensando no nagios, é verificar se existe algum
agente para o que vc deseja, e se não vc pode criar este agente. Normalmente
um incidente gera um chamado no helpdesk que provoca a ação de alguém.

Solli M. Honório
ps.: é estranho uma empresa grande (se esta for) que não conheça e/ou que
não tenha testado esta alternativa.