[SP-pm] Performance Perl X Java

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Mon Sep 21 15:21:52 PDT 2009

Dr Daniel Hughes wrote:
> o que levou 100 linhas em java só foi 15 em perl - quanto tempo leva
> para escrever 100 linhas de java?

O Edward Yourdon, um dos papas da Engenharia de Software, afirmou num
dos seus livros sobre o assunto (e agora eu não me recordo em qual, mas
posso procurar) que um programador leva, em média, o mesmo tempo para
escrever uma linha de código, não importa em que linguagem.

Claro, todo mundo aqui sabe muito bem que os conceitos e idéias dos anos
1970 são um tanto ultrapassados. Também tentar comparar "velocidade de
execução" de programas gerados em duas linguagens diferentes no século
XXI é atrasado.

Eu recomendo a vocês deixarem de bobagens e entenderem que não interessa
quanto mais rápida ou mais lenta é uma linguagem de programação. Não é
por causa da "velocidade relativa de execução" que eu vou escolher esta
ou aquela linguagem.

Escolho linguagens de programação pela facilidade que cada uma pode me
oferecer em expressar, para um determinado domínio, conceitos, idéias,
estruturas de dados, e soluções.

Velocidade? Com o preço ridículo que se paga pelo hardware, se eu
precisar de mais velocidade não vou pensar duas vezes em "empilhar" mais
uma máquina. O preço de um programador é caro demais comparado com
adicionar hardware.

Tem aí os meus dois centavos.
Putamplexos!