[SP-pm] Conselhos para o Claudio Henrique Binaghi [Was: Do Delphi para Perl - Array Boolean para Real/Int/Worde a volta]

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Fri Jul 10 17:16:58 PDT 2009

Claudio wrote:
> É na verdade simplificaria , mas ...
>
> Esqueci de comentar ..meus campos tem dois fomatos básicos.
> 1 - é o código que pod ir de 1...99999. o usuário defini.
> 2 - é numérico: Real, Int e word..
> estes quatro tipos eu transformo no array boolean...
>
> Veja um  comparativo:
>
> uma única record com 05 campos, sendo:
> 1 - campoA Boolean  02 códigos - tamanho 02 byts
> 2 - campoB Boolean  10 códigos - tamanho 10 byts
> 3 - campoC Boolean  05 códigos - tamanho 05 byts
> 4 - campoD Boolean  03 códigos - tamanho 03 byts
> 5 - campoE Real       --               - tamanho 48 byts
> [...]

Prezado Claudio Henrique Binaghi

Eu fiz um apanhado de tudo o que eu consegui entender até agora, em
todos os emails que você escreveu, e tenho algumas recomendações.

Por favor mantenha em mente que eu não sou o dono da verdade, e, se
conselho fosse bom, a gente não dava de graça. Eu não tenho qualquer
intenção de ofender. Meu objetivo aqui é apontar, de forma clara e
objetiva, coisas que eu acredito que você possa melhorar ou aprender.

1. Eu acho que você consegue fazer seu trabalho a muito custo e com
muito mais sacrifício do que deveria (lamento muito por você).

   Também penso que você está permanentemente em negação, nunca
admitindo que tudo o que você faz demanda muito mais esforço e energia
do que ele realmente deveria.

2. Ser "da velha guarda" não é desculpa apresentável, na minha humilde
opinião de lobo velho, para você não ler o manual.

   O pessoal da lista te indicou o pack() e unpack(), que são funções
nativas do Perl flexíveis o bastante para facilitar o seu trabalho.

   Eu recomendo fortemente que você aceite a Segunda Verdade Biunívoca
Universal (*), que diz que a mente coletiva composta por todos os
programadores Perl desta lista é muito mais inteligente, ágil e sábia do
que qualquer um dos seus membros, e aceite as recomendações que te foram
feitas.

3. Você menciona (em outro email) que seu sistema tem criptografia.

   Pelo que eu vi até agora, você não tem uma boa definição do que seja
criptografia, e acha que o fato de você não conseguir abrir os dados que
o seu sistema produz com um editor de texto é indício de que eles estão
encriptados. Isso, na realidade, chama-se obfuscação
(http://en.wikipedia.org/wiki/Obfuscated_code), e é um Anti-Padrão de
Projeto que eu considero hediondo.

    Para saber mais sobre criptografia, a Wikipedia tem uma boa
introdução: http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia

4. (Por favor não me leve a mal, eu digo isso com boa intenção) Você não
escreve com exatidão, nem se preocupa em escrever corretamente.

   Eu não gosto muito dele, mas ainda assim cito o Eric S Raymond
(http://en.wikipedia.org/wiki/Eric_S._Raymond) que, muito acertada e
sabiamente escreveu no seu guia "How to become a hacker" que uma das
coisas mais importantes para um hacker (leia-se: profissional
respeitável e altamente qualificado da área de Tecnologia da Informação)
é dominar com perfeição pelo menos a sua língua nativa. O original está
aqui: http://catb.org/esr/faqs/hacker-howto.html e tem uma tradução para
o Português do Brasil aqui:
http://www.linux.ime.usp.br/~rcaetano/docs/hacker-howto-pt.html

   O pequeno trecho de texto que se encontra acima desta contém erros de
ortografia, gramática e estilo em duas línguas.

   É 'bit' (a menor unidade de informação que se pode representar num
computador), não "byt";

  "defini" é uma corrupção fonética comum para "define", mas não é a
ortografia oficial;

  "a única /record/" e "Conteúdo da /record/" tem problemas de estilo:
como "record" é um têrmo técnico, não se traduz, mas, como a palavra
existe em Português, o recomendável é que se mantenha a concordância
nominal com o termo em Português. Como "registro" é masculino, a
recomendação do Guia de Estilo do Jornal O Estado de São Paulo é que se
escreva "o único /record/" e "Conteúdo do /record/".

  Vou ser tolerante com a falta de acentos, já que isso parece ser uma
tendência inexorável entre todas as gerações, até mesmo na "velha guarda".

  Como sempre, eu escrevi bastante. Eu espero que você não leve meus
conselhos a mal e consiga ver as coisas positivas que eu estou tentando
te apontar. Se isso acontecer, eu vou ficar feliz por ter investido bem
o meu tempo.

  Putamplexos.

(*) Para os curiosos, o Alexei apenas é quem sabe qual é a Primeira
Verdade Biunívoca do Universo, se é que ele já não se esqueceu dela,
depois de tantos anos. ;)