[SP-pm] De delphi para Perl, was Boas vindas ao Erick Major dos Santos

claudio at dpreferencial.com.br claudio at dpreferencial.com.br
Thu Jul 9 07:28:24 PDT 2009

Bom dia a todos!
__________________________
Explicando melhor a minha situação:

Meu trabalho (tabulação) é organizar dados de coletas (normalmente de pesquisas de opinião/mercado),
para gerar relatórios de nível estratégico.

As bases que trabalho tem uma grande/gigantesca quantidade de campos (nome,cidade, estado).

Normalmente são bases não normalizadas, muitos campos dependentes e multivalorados.

Os programas citados tipo SPSS, Statics, SAP... são programas que tem ferramentas de análise estatísticas poderosas.. são o padrão para este mercado.

O foco do meu trabalho é gerar relatórios de nível estratégico,
quantificando, qualificando as informações e depois gerar relatórios com analises que ajudem a entender aquela Visão do objeto observado.
A histórinha do cubo, cada visão é um lado do cubo... rsrs (papagaida só pra boi dormir..rsrs).. vulgarmente conhecido como cruzamentos de dados..haha

Para trabalhar com estas bases:

obs: Trabalho com 2 arq. um é um bco de respostas em texto (sem textos repet) o outro é a bse de respostas (com cont só de códigos).

1º Como na base, os textos do conteúdo do campo é sempre igual (faz parte de uma lista) nos codificamos os textos e geramos um arquivo só de texto tipo:
    Perg. A - Resp
    Cód   1 - Sim
    Cód   2 - Não..
    no caso de uma perg. aberta tipo: Porque vc gosta de abacaxi? passa por um processo de codificação manual.

 2º Digito e consisto a base de códigos...

Imagine vc que destas bases eu gero 100, 200,500, 1000... relatórios diferentes..

Eu criei este sistema que para cada projeto que entra ele é programado (via meus programadores/usuários)
para se adaptar as necessidades do projeto.

Tenho que desenvolver processamentos de bases de 1.000 campos em 5 dias com a digitação e tudo..

Para isso criei uma linguagem de programação simplificada.. só com operadores lógicos e algumas funções.

Só explico tudo isso para que o pessoal acompanhe/entenda melhor a situação que coloco.
__________________________

Meu problema maior é que vivo do que programo.. desenvolvo o sistema que é usado na minha empresa.. ser empresário e programador ao mesmo tempo é fd.. sabe como é quem faz muito, não faz nada certo..rsrsrs

Quero arranjar pessoas que possam me ajudar nestas tarefas.. são muitas.. o esquema a gente tem que sentar e acertar.. ou um free... ou por pacote.. se alguém se interessar, é só entrar em contato.

Estou começando a passar o meu sistema para web com: Apache, Perl, Xml, Javascript, Html... (bem simples)
só que hoje ainda uso os meus programas antigos (desktop) para trab. como servidor destas páginas iniciais..

Iniciei um módulo de tabelas, mais ainda esta meia boca veja ...
http://189.19.221.210/STI.net/AplicTab/cruzar.pl?CRZacao=1&CRZclie=APRES

1 -Clique num projeto, exemplo: 1º - P36 Projeto sabão
2 -Vá até a aba Cruz e selecione um cruzamento existente tipo, IDADE e Classe.

__________________________
Voltando a programação;

Vou testar as ótimas sugestões que recebi do grupo,
para melhorar o código e aproveito e aprendo um pouco mais sobre Perl...rsrs

Vc's estão pensando em ir a que horas no BluePub amanhã?

Abs

Claudio H.Binaghi
claudio at dpreferencial.com.br
5511 3288.4840