[SP-pm] Relatórios web

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Fri May 15 20:38:27 PDT 2009

Relatórios? dados? web? Hum...

Deixa eu pensar....

to pensando....

tá vindo....

Brincadeiras à parte, cara, Template Toolkit na veia. Vai te permitir
criar relatórios complexos de forma estruturada e elegante. O resto, é
o resto.

Quanto à formatação, CSS. Que combinado com o TT vai tornar sua vida
muito mais feliz.

Eu não sou um expert no assunto, mas sugiro então o pacote completo:
Catalyst. Você vai demorar um pouco mais aprendendo  como estruturar
melhora a sua aplicação, porém vai construir algo com maior valor
agregado e menor custo de manutenção.

Adicionalmente, sugiro ao invés de usar Javascript à seco, utilizar um
framework como JQuery, que para mim também foi difícil no começo, mas
me ajudou a arrancar exclamações da platéia. Inclusive eu acho que
Catalyst e JQuery é uma combinação que ainda vou explorar muito.

Aliás, o Catalyst tem transformado um programador tosco como eu em
webdeveloper. É triste lembrar da época que eu programava em PHP 4 e
achava o máximo... Quando alguém fala em java pra web então, me
cérebro diminuto não consegue captar a profundidade desta abstração...

Abraços