[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 53, Issue 4

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Wed Feb 4 07:04:14 PST 2009

Guilherme Eberhardt wrote:
> Luis,
> Obrigado pelas boas vindas.

:) Não por issso. É uma tradição velha aqui da lista.

> Esse código é em Perl sim.

Lamento, você não entendeu a minha afirmação. Seu código Perl parece
Java, é isso que eu queria dizer. E as técnicas e conceitos de Java
funcionam muito mal quando usadas para programar Perl. Eu aconselho você
a revisar a sua estratégia de implementação e a postar mais código aqui,
pedindo por comentários e revisões. Tem muita gente muito boa aqui que
vai fazer isso e ajudar você a estruturar seu código e resolver
problemas de uma maneira mais elegante e fácil de manter.

> Se eu não utilizar thread, fica muito lento. Pois para cada
> requisição eu vou ter que esperar liberar a anterior. Ou seja, se eu
> tiver 10 clientes enviando várias requisições, vou ter uma fila. E
> preciso que essas requisições sejam processadas simultaneamente
> independente de quantos clientes mandarem ao mesmo tempo.
>
> Nunca utilizei fork. Do que se trata?

fork() é a solução do mundo unix para modelar multiprocessamento. Com
ela é possível antender muitas requisições ao mesmo tempo, criando
"clones" do programa principal para fazer coisas diferentes.

O Andrew S Tanembaum dá uma introdução muito boa a fork() no seu livro
"Sistemas Operacionais Modernos", e eu tenho certeza de que qualquer bom
livro de programação unix também podem te ajudar com isso. É um
clássico, deve ter na biblioteca mais perto de você.

> Respondendo a sua pergunta, utilizo o Perl diariamente. Considero uma
>  "ferramenta" poderosa para ambientes UNIX principalmente. Substitui
>  praticamente todos meus scripts shell por perl.

É ótimo saber que você gosta da linguagem. Eu espero que andar por aqui
te ajude a descobrir e aprender mais sobre ela.

Putamplexos.