[SP-pm] BR-Linux, Perl e Trolls

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Mon Oct 20 09:37:59 PDT 2008

2008/10/20 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:

> Para mim, isso não é a "fama" de Perl, lamento. Isso é mal-entendido de
> marketing, falha de divulgação.
>
> Perl não é e nem tem a pretensão de ser uma linguagem largamente adotada
> no mercado corporativo. A gente não passa a solidez e a segurança que
> este pessoal gosta de ter.

O engraçado é que isso está centralizado na América Latina, pois, o
que eu vejo da Europa e EUA, é uma linguagem muito utilizada e
valorizada.

> Por outro lado, para se programar bem em Perl você precisa ter um mínimo
> de inteligência, organização e bom senso, e isso filtra a maior parte
> dos "escrevinhadores" de código (VB, COBOL, C#, Bash, Delphi, e outras
> linguagens "microsoft-oriented" é o que me vem à mente agora).

Nenhuma linguagem é a prova de erros estúpidos, algumas delas tentam
se proteger, mas mesmo assim ainda sobra muito espaço para isso. Sendo
que a solução correta é investir na formação e contratação de
profissionais qualificados.

> [...]
> dois tipos: os que sabem o que estão fazendo, publicam módulos no CPAN,
> dão suporte nas listas, e se tornam bons hackers, capazes de programar
> em qualquer linguagem de programação, e os que não conseguem organizar
> um programa de computador para que ele funcione corretamente.
>
> Acho que o problema é que a gente se tornou notável pela quantidade de
> gente burra, desorganizada e sem noção que tentou aprender Perl e
> construiu "coisas" (que eu não ouso chamar "software") e que ainda estão
> por aí, simplesmente por que ninguém foi capaz de desenhar melhor que

Sim, é verdade. Existem também pessoas que tiveram esta trajetória e
culpam a linguagem de programação pelo resultado.