[SP-pm] BR-Linux, Perl e Trolls

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Mon Oct 20 10:15:22 PDT 2008

2008/10/20 Otávio Fernandes <otaviof em gmail.com>

> [...]
>
> O engraçado é que isso está centralizado na América Latina, pois, o
> que eu vejo da Europa e EUA, é uma linguagem muito utilizada e
> valorizada.

Otávio, não sei eu entendi direito, mas você está sugerindo que isso é por
causa dos trolls? If yes, desculpe, americanos, ingleses e alemães são muito
menos "delicados" na conversação que nós brasileiros, logo it makes no sense
to me.

Eu acho que tem alguns fatores distintos aí:

1.Na média, nós latino-americanos somos muito modistas, rasos e
maria-vamos-com-as-outras. Então aparece na mídia nego falando que Java é o
grande lance, vai todo mundo para Java. Todo esse blábláblá que falam hoje
de Ruby, que é o lance do futuro, que aumenta produtividade, etc... eu já
ouvi tudo isso antes, faz uns 10 anos, e o nome era Java.
1a. Brasileiro (na média) adora, ama de paixão, tem um tesão louco e
desvairado, por balas de prata. Some-se a isso que uma bela maioria dos
conteudistas da mídia são sensacionalistas, você tem uma imprensa vendendo
balas de prata para um público ansioso por comprá-las.
1b. Vamos fazer uma aposta: assim que começar a sair (se é que já não saiu,
eu não tenho acompanhado) reportagens na Info Exame, na própria Exame, e em
outras revistas com um viés levemente mais genrecial, dizendo que Ruby dá
muito dinheiro, que os sistemas em Ruby estão sendo usados por X, Y e Z
(escolha grande instituição de renome mundial da sua preferência), todo
mundo (aqui no Brasil e lá fora também) vai querer pegar um pedaço?

Sim, é bem óbvio, eu sei, mas lembre-se que quando a boiada vai para um lado
do pasto, ela vai (quase) inteira, ou seja, os bons, e os idiotas também. Os
idiotas vãofazer um monte de cagada, e em pouco tempo o pessoal que pensa um
pouco mais vai falar que aquele canto do pasto só tem estrume e vai pra
outro lugar.

Trocando em miúdos, existe um nicho para Perl, não tenho a menor dúvida, nem
acho que seja um nicho muito pequeno, pelo contrário, acho que tem espaço
para fazer muita coisa, mas eu posso te garantir que, Perl jamais vai ser
uma linguagem "popular", justamente porque os motivos pelos quais Perl é uma
fantástica ferramenta não são os motivos que atraem os populares, e várias
outras ferramentas têm esse apelo, o que irá atrair a grande massa.

Com certeza deve parecer um discurso elitista, mas esse status já está aí,
foi causado pelas circunstâncias, e na minha humilde opinião, não vai mudar
tão cedo.

just my $0.03
--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]