[SP-pm] contras do JSON was: Re: Logar access.log do Squid no Mysql usando File::Tail

Adriano Ferreira aferreira at shopzilla.com
Sat Aug 23 14:24:46 PDT 2008

2008/8/23 Gabriel Vieira <gabriel.vieira at gmail.com>

> "JSON::Syck is a syck implementation of JSON parsing and generation.
> Because JSON is YAML
> (http://redhanded.hobix.com/inspect/yamlIsJson.html), using syck gives
> you a fast and memory-efficient parser and dumper for JSON data
> representation."
> Por Audrey em http://search.cpan.org/~audreyt/YAML-Syck-1.05/lib/JSON/Syck.pm

Pois é, isso significa que JSON é um subconjunto de YAML (ou que um
parser de YAML é capaz de entender JSON).

> No mesmo módulo ela indica a utilização do
> http://search.cpan.org/perldoc?JSON%3A%3AXS

Esta dica foi inserida depois -- visto que YAML é muito elaborado,
fazer "parsing" de JSON com um parser dedicado deve ser muito mais
eficiente e correto.

É totalmente furado dizer que JSON é YAML aprimorado. Está mais para
JSON é YAML estilizado (muito estilizado e limitado).

Quando o YAML foi criado, propositalmente foram criados pontos de
contato entre Python, JavaScript e Perl. Por exemplo, (1) a relevância
de indentação como em Python, (2) sintaxe "chave: valor" como em
Python, JavaScript e os cabeçalhos de mensagens de e-mail como
definido em algum RFC que eu não sei o número nem o link, (3) mil e
umas opções de "quote" inspiradas no TIMTOWTDI e sintaxe do Perl.

O propósito do JSON é bem menos pretensioso: um subconjunto de
JavaScript para descrever estruturas de dados para serem usados como
linguagem de serialização e inter-comunicação entre partes de uma
aplicação (inclusive partes que usem diferentes linguagens, como Perl
ou Java no servidor e JS no browser).

A vantagem de JSON é que é extramente simples. A desvantagem é essa também. :-)

Saudações,
Adriano.