[SP-pm] contras do JSON was: Re: Logar access.log do Squid no Mysql usando File::Tail

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sat Aug 23 17:30:11 PDT 2008

Adriano Ferreira wrote:
> É totalmente furado dizer que JSON é YAML aprimorado. Está mais para
> JSON é YAML estilizado (muito estilizado e limitado).

Calminha aí. Não força a barra. Apenas por que uma linguagem parece com
a outra, você não pode sair trocando de compilador assim, sem mais nem
menos, e esperar que as coisas "simplesmente funcionem". Não tem mágica.

"Estilizado" não se aplica. "Limitado", talvez. Mas o mais importante é
frizar que JSON não consegue expressar coisas que YAML foi desenhado
para expressar. Assim, JSON *não* *é*. YAML.

Por favor evite fazer afirmações confusas sobre as duas linguagens. Já é
complicado explicar que uma é melhor que a outra, as pessoas acham que
"dado é dado", e que a forma como você representa os seus dados tem
muito pouca relação com a solução do problema, o que basicamente
contradiz o trabalho da vida do Niklaus Wirth, um respeitável cientista
da computação, educador e programador.

> Quando o YAML foi criado, propositalmente foram criados pontos de
> contato entre Python, JavaScript e Perl. Por exemplo, (1) a relevância
> de indentação como em Python, (2) sintaxe "chave: valor" como em
> Python, JavaScript e os cabeçalhos de mensagens de e-mail como
> definido em algum RFC que eu não sei o número nem o link, (3) mil e
> umas opções de "quote" inspiradas no TIMTOWTDI e sintaxe do Perl.

Desculpa, meu caro, mas eu não consigo encontrar referências para
suportar esta afirmação na documentação do YAML. Quer por favor me
apontar para elas?

> O propósito do JSON é bem menos pretensioso: um subconjunto de
> JavaScript para descrever estruturas de dados para serem usados como
> linguagem de serialização e inter-comunicação entre partes de uma
> aplicação (inclusive partes que usem diferentes linguagens, como Perl
> ou Java no servidor e JS no browser).

Isso, é a definição e objetivo descritos no website www.json.org, eu
consegui encontrar.

> A vantagem de JSON é que é extramente simples. A desvantagem é essa também. :-)

Por favor, não confunda "simples" com "simplório". JSON é simplório -
não foi criado para ser uma linguagem de representação de dados, foi
criado como um recurso de geração de código JS para representar uma
determinada estrutura de dados em memória. É a implementação de
Data::Dumper em Javascript, para traçar um paralelo meio tosco.

Tão aí mais dois centavos. Espero que isso seja produtivo.
Putamplexos.