[SP-pm] krav maga

breno breno em rio.pm.org
Terça Maio 13 23:21:56 PDT 2008

2008/5/12 Solli Honorio <shonorio em gmail.com>:

> Cara, o karate é um arte de explosão (e explora pouco a força do oponente) e
> por isto tem movimentos em ângulos reto e uma base muito rígida, a meia
> altura e "plantada" ao chão para ajudar na transferência de energia cinética
> da terra+seu corpo para o corpo do adversário -- artes marciais seria uma
> ótima base para geometria e física. É a arte marcial com o objetivo do golpe
> único, ao contrário de uma capoeira, de um aikido e um kung-fu que trabalham
> intensivamente com a energia do adversário, o que na minha opinião exige
> [...]

Bom, não vejo a capoeira trabalhando a energia do adversário, e o
kung-fu também usa isso de forma limitada (mais com puxões do que de
fato aproveitando a cinética e os centros de massa/pontos de
torção/torque como no aikido, numa análise fria e física). São ambas
(capoeira e kung-fu) artes de explosão e impacto (a famosa "bênção" da
capoeira não é nada mais que um "mae geri" disfarçado), só que com
mais saltos e acrobacias do que o karate, que foca na base para dar
mais potência aos golpes (o famoso "one hit, one kill"). Mas
realmente, é raro ver movimentos de tobi, especialmente em kata's.

Esse na verdade é um dos motivos pelos quais eu prefiro wing chun: os
movimentos são mais próximos e práticos. Afinal, a perna é uma senhora
alavanca e é fim de jogo levar um chute bem dado. Mas a perna é
grande, e quanto mais tempo ela fica dando sopa no ar, mais fácil é de
usá-la contra vc (vide "ashi barai" e toda a literatura de técnicas
contra chutes que vc puder encontrar em qq arte :-) Daí a pressa do
karate em trazer ela de volta ao estado original. Mas meu conhecimento
é puramente Daniel-san, tenho certeza que vc sabe isso muito melhor do
que eu :-P

[]s

-b