[SP-pm] krav maga

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Maio 14 02:42:33 PDT 2008

2008/5/14 breno <breno em rio.pm.org>:
>  Bom, não vejo a capoeira trabalhando a energia do adversário, e o
>  kung-fu também usa isso de forma limitada (mais com puxões do que de
>  fato aproveitando a cinética e os centros de massa/pontos de
>  torção/torque como no aikido, numa análise fria e física). São ambas
>  (capoeira e kung-fu) artes de explosão e impacto
<snip>
>  Esse na verdade é um dos motivos pelos quais eu prefiro wing chun: os
>  movimentos são mais próximos e práticos.

"Kung Fu" em chinês significa "habilidade cultivada por imenso esforço
duradouro" ou algo do gênero, e tem sido usado no ocidente para
agregar todas as artes marciais chinesas. O Wing Chun é uma técnica de
combate a curta distância vinda do sul da china e portanto faz parte
do Kung Fu. Os estilos variam muito de acordo com os mestres,
naturalmente, cada linhagem de aprendizes vai agregando técnicas
diferentes ao estilo. A técnica que eu pratico atualmente (uma
mistureba de Chi Lu Chuan com Wing Chun) aplica bastante a energia do
adversário na tentativa de promover desequilíbrio e abrir caminho pro
contra ataque. Quando você utiliza a mão para desviar um chute, por
exemplo, o eixo do movimento é deslocado e o adversário precisa
"recalibrar" rapidamente seu senso de direção para não perder o
equilíbrio e ficar vulnerável, isso acontece com um esforço mínimo do
defensor. O atacante também pode explorar isso simulando um tipo de
golpe e transpondo rapidamente para outro tipo, o defensor vai
preparar o equilíbrio da defesa para um ângulo e receber o golpe em
outro.

--
edenc.vox.com