[SP-pm] (sem assunto)

Segunda Novembro 13 15:55:53 PST 2006

André Garcia Carneiro wrote:
> Eu não me certifiquei. Mas para que vc não fique assim tão
> decepcionado, saiba que eu sei sim que o ambiente deveria estar
> preparado antes de tentar rodar o ORACLE, como de fato eu fiz.. Eu
> sei que os caminhos estão faltando, o que eu não sei é por que. Os
> arquivos do Oracle foram instalados em um lugar muito estranho, mas
> que era o padrão do instalador(/home/oracle/OraHome1). Por acaso
> tinha um DBA por aqui no dia, mas de passagem. E ele me disse que não
> tinha problema nenhum.

   O caminho não está estranho. Pelo menos, ele condiz com a OFA, que é
a norma que dita como devem ser instalados os sistemas comuns a todas as
instâncias.

> [...]
> do tipo "fodeu, não achei essa lib... nem essa, e nem essa. Essa eu
> achei!!! MAs tá zuada... e fui ignorando pois pensei em colocar no ar
> o suficiente para o DBD:Oracle rodar. Infelizmente é óbvio que não
> deu certo!!!  Os paths do ORACLE não rolaram e pra ajudar quando eu
> rodei o sqlplus, tive uma mensagem bem 'singela' assim:
>
> home/oracle/OraHome1/bin/sqlplus: error while loading shared
> libraries: libclntsh.so.9.0: cannot open shared object file: No such
> file or directory
>

> Infelizmente eu não consegui encontrar essa meleca  de lib ainda.

   Isto que você relata pode ter duas vertentes:

   1. Erro de cópia de arquivos.
      Isto é problema com os discos de instalação. Acontece,
      você pode ter de conferir isto de alguma forma (eu
      desempacotei no HD e rodei diff -R no diretório
      contra o CD, funcionou para mim).

   2. Erro de variáveis de ambiente (configuração apropriada do SO)
      Lembre-se de que o Oracle tem exigências estranhas sobre os
      limites do Kernel, e você pode levar na canela com isso de
      várias formas. Isto se aplica aos clientes. As mais comuns
      são: não setar o LD_LIBRARY_PATH (nem ajustar o seu
      /etc/ld.so.conf de acordo); aceitar um CLASS_PATH para o
      Java determinado durante a instalação e mais tarde (quando
      da execução do link dos binários) usar outro (que eventualmente
      zoa sua instalação); Não configurar corretamente as variáveis
      mínimas de instância e RDBMS (a saber: ORACLE_BASE, ORACLE_HOME e
      ORACLE_SID. Estas três precisam estar configuradas para que
      o Oracle possa encontrar os arquivos dele (e a instância do
      banco, seja remota ou local).

> De qualquer forma eu agradeço. Se encontrar algo, por favor não deixe
> de escrever. Procurarei por aqui também.

   Tem aí mais dois centavos da minha contribuição.
   Espero que isso ajude. Continuo sintonizado na frequência de DBA. ;-)
   Putamplexos!
--
Luis Motta Campos
Senior System Engineer at Segula.FR