[SP-pm] DBD::Oracle

Segunda Novembro 13 03:30:43 PST 2006

André Garcia Carneiro wrote:
> Estou tendo problemas para instalar o DBD:Oracle.

   Bom, eu perguntei ao Tim Bunce, e ele disse que todo mundo tem
problemas para instalar o DBD::Oracle. Isso inclui ele. ;-)

> Pelo que eu entendi é necessário instalar um client do ORACLE no meu
> linux. O problema é que eu tô no slackware.

   Sem problemas. O cliente Oracle (e o respectivo OCI) podem ser
instalados em qualquer Linux com uns ajustes simples no Kernel e na JVM
que você estiver usando.

   Eu acho que ainda me lembro como fazer isto. Vamos dar umas cabeçadas
juntos.

> Quando eu rodo o MakeFile.pl, no build do DBD:Oracle, a mensagem é a
> seguinte:

> Using DBI 1.52 (for perl 5.008007 on i486-linux) installed in
> /usr/lib/perl5/site_perl/5.8.7/i486-linux/auto/DBI/

   OK, informativo.

> Configuring DBD::Oracle for perl 5.008007 on linux (i486-linux)

   OK, informativo.

> Remember to actually *READ* the README file! Especially if you have
> any problems.

   OK, espero que você siga conselhos de máquinas. ;-)

> Trying to find an ORACLE_HOME Your LD_LIBRARY_PATH env var is set to
> ''

   Isto é mau sinal. Normalmente você precisa acrescentar aqui os
caminhos para as bibliotecas da JVM ou qualquer coisa assim. Pode estar
correto, mas eu não apostaria nisso. /Double/ /check/ /everything/.

> The ORACLE_HOME environment variable is not set and I couldn't guess
> it. It must be set to hold the path to an Oracle installation
> directory on this machine (or a machine with a compatible
> architecture). See the README.clients.txt file for more information.
>  ABORTED!

   Isto é realmente MAU.
   Nenhuma instância de Oracle pode ser encontrada sem que a variável
ORACLE_HOME seja corretamente inicializada. Você já deveria ter
aprendido isto, quando se certificou... ;-)

   Dá para ele um nome onde você saiba que existe uma base de dados
Oracle, mesmo que em outra máquina. Ele vai precisar dela para testar o
cliente, apenas. Claro, eu também acho que está muito mal-projetado.
Isto poderia ser pedido apenas quando do teste. ;-)

> Alguém conhece um bom tutorial para instalar o Oracle9.2.0.4 client
> no Slackware(não sei se o ORACLE9i implementa as mesmas restrições de
>  instalação - homologado só no RedHat - do servidor no client)?

   [silêncio sepulcral]

> Por favor não me digam para instalar Debian ou algo assim ... pois de
>  fato eu o farei, mas não agora, e preciso desse negócio rodando.

   [o Champs tenta sair de fininho pela direita, mas lembra-se que isto
é apenas um email e bate repetidamente no "backspace" até que a obra
literária que ele fez em prol da instalação de um Debian Linux antes de
qualquer tentativa de instalar um Oracle tenha desaparecido por completo]

   :-) Ainda estou procurando algo que possa te ajudar.
   Lembre-se: confie no Oracle Installer, leia os logs e me envie o que
você encontrar de problemas. Eu vou te ajudar até esta coisa estar 100%
instalada.

   Putamplexos!
--
Luis Motta Campos