[SP-pm] YAPC::Brasil::2005

Solli Moreira Honorio shonorio em terra.com.br
Segunda Junho 6 06:40:15 PDT 2005

Caros Perl Mongers,

Será chover no molhado escrever que o encontro foi um sucesso, e aqui só estarei alimentando as tênias dos que não conseguiram participar e encontrar alguns dos nossos 'monstros' no Perl.

A simpatia do Randal é cativante e desconcertante, mas eu gostaria de dar destaque ao Er Galvão e ao Dr. Flávio Glock pela recepção e organização (me desculpe os demais, estou somente na minha impressão dirigida). Com certeza o YAPC::Brasil::2005 firmou-se como um ponto de referência, e o próximo evento deverá ser no mínimo parecido com o que foi em Porto Alegre.

Mas as coisas que mais me impressionaram no evento foram:
* Interesse pelo Perl: é impressionante o carinho e interesse que as pessoas mostram-se pelo Perl;
* Falta de conhecimento em Perl: mas também fomos 'cobrado' pela até então falta de divulgação do Perl. Isto ficou mais claro ainda para mim que existe um potencial enorme na divulgação, e também um desafio muito grande;
* Breno: este simpático carioca foi iniciado no Perl pelo Flávio e em 6 meses construiu uma aplicação que foi tema no FISL;
* Daniel Ruoso, que apesar de cara de louco, cicatrizou em mim a figura do 'Paladino Social Cibernético', que é aquele cara que além de conhecer muito tecnologia, tem uma visão social e mercadológica muito marcante. Infelizmente não conseguir assistir a palestra dele sobre oportunidades de negócio no software livre (já que tive que retornar a São Paulo antes da finalização dos trabalhos na FISL), mas a conversa que tivemos no almoço já fez com que eu repensasse algumas idéias que eu tinha para a divulgação do Perl.

Agora olhando para o futuro, temos um desafio para novembro. Com o acordo firmado para o CONISLI, teremos mais uma excelente vitrine para a divulgação do Perl, e vocês podem ter certeza que o São Paulo Perl Mongers trabalhará forte para tirar o melhor proveito desta oportunidade.

Muito obrigado,

Solli M. Honorio