[Rio-pm] sequencia fibonacci

Blabos de Blebe blabos em gmail.com
Domingo Maio 3 10:47:57 PDT 2009

Ok,

Estou sentindo uma defesa da wikipedia no ar...

A origem da sequência de Fibonacci, de acordo com os livros de
matemática, cálculo, etc que eu li e leio de vez em quando está na
famosa observação feita pelo próprio Fibonnaci, do crescimento de
coelhos e a "experiência" começa com um par de coelhos, e não zero
pares.

Essa sequência aparece em inúmeros fenômenos naturais, nos quais tdoso
os exemplos começam com 1, veja por exemplo a concha do nautilus (o
bichinho e não o navegador de arquivos). Começa com uma parte
mensurável e não uma de tamanho 0.

Isso se repete em várias plantas, animais, nuvens, cristais e todo
tipo de treco que dependa de otimização de níveis energéticos para
manter determinada forma. Fibonacci está intimamente envolvido com
problemas de otimização de energia.

E quanto à divisão por zero, Fib(i)/Fib(i-1) = o que mesmo?

Não estou afirmando que a wikipedia está errada e eu certo, pois o
conjunto das coisas que sei é finito e o conjunto das coisas que não
sei é infinito, mas lá no curso de física eu aprendi que quando um
novo conhecimento diverge de um conhecimento atual, não devemos
aceitar ou negar um ou ambos, mas sim questionar e colocar ambos à
prova.

A wikipedia é muito bonita, muito legal, mas por que ainda não é
possível utilizá-la como referência bibliográfica em trabalhos
científicos? Pelo simples fato de qualquer pessoa poder alterá-la
livremente. Curioso como sua principal qualidade é seu principal
defeito.

Seja na internet, seja na Barsa, quem acredita simplesmente, sem
quesitonar pode se etrepar.

Esta semana então eu vou ter uma boa oportunidade de aumentar o
conjunto das coisas que sei, pois, do meu ponto de vista, série de
Fibonacci ainda começa com 1. Se á alguma generalização matemática
para 0 e números negativos ou complexos, eu pretendo descobrir. E
vocês?

Abraços