[Rio-pm] OT - Migração

breno breno em rio.pm.org
Domingo Março 16 19:54:30 PDT 2008

Versão reduzida:

No FAQ da Rio-PM há algumas seções a respeito do tema (Perl é lento?
Perl é só para Web?), mas como isso nem arranha a superfície do
preconceito relacionado à linguagem, criei a seção  "Mitos e FUD" no
site da Rio PM, de modo a apresentarmos com argumentos sérios e não
tendenciosos rebates a cada uma das críticas relacionadas ao Perl 5. O
conteúdo está com a *MINHA* percepção do problema e da linguagem, e
não necessáriamente está completa ou abrangente o suficiente. Por
isso, conto com vcs todos para me ajudarem nessa, com comentários,
críticas, melhorias e, especialmente, divulgando em locais onde o medo
do Perl seja erroneamente espalhado. Preconceito é crime!!! :-P

http://rio.perl.org.br/mitos.pl

André, pode me passar algum material desses que citou? De preferência
os que tem código pra "provar". Fiquei interessado! Na pior das
hipóteses, concordo com eles. Na hipótese provável: eles escolheram
exemplos tendenciosos e poderíamos fazer o mesmo. Mas não vamos :-)

Versão longa e chata:

Esse é um tópico que infelizmente já foi muito discutido nessa e em
outras listas, algo como "mas se Perl é isso tudo, pq o Perl não
deslancha?"

Tem gente que acha que a comunidade Perl é como um Clube do Bolinha,
onde os poucos bem afortunados que descobrem as vantagens da linguagem
e conseguem dominá-la minimamente escondem e guardam esse poder apenas
para si ou para o pequeno anel brilhante e poderoso que é a comunidade
Perl (my $precious).

Tive um pouco dessa sensação em meu primeiro contato com Perl, quando
a página da Rio PM era estática e sem quase nenhuma informação - e
ainda assim era talvez uma das mais informativas do Brasil (afinal,
quem são eles? O que eles fazem? Será que involve o sacrifício de
belas virgens?)

Ao conhecer um pouco mais da comunidade, gostava de pensar que o Perl
era como o Budismo, isto é, damos liberdade ao ser humano ser/fazer o
que bem entender, sem interferir e cuidando do nosso. Quando ele
estiver pronto, virá naturalmente até nós - e então o receberemos de
braços abertos (daí o "new" receber sempre um "bless")

Mas infelizmente, no mundo/mercado em que vivemos, uma linguagem
desconhecida (ou pior: conhecida por boatos falsos que a denigrem ou
na melhor das hipóteses a colocam como opção descartada no
desenvolvimento de novas aplicações) está fadada à extinção. E
precisamos mudar isso com certeza.

Perl sempre foi uma linguagem vanguardista, e sempre teve seus
usuários e admiradores (do contrário não estaríamos aqui!). Mas é uma
linguagem que, embora se reinvente quase que completamente de 5 em 5
anos, mantém o mesmo nome que a originou em 1987. Com isso, ela mantém
o mesmo preconceito e FUD sedimentados a cada nova versão, aliados a
um novo preconceito de usuários de linguagens "novas no pedaço" como
Ruby e Python. Smalltalk sofre do mesmo problema. Tem gente que prevê:
se o Perl 6 se chamar Perl 6, o problema vai continuar. E quem conhece
Perl 6 sabe que é mais uma reinvenção total da linguagem.

Muita gente comenta que Perl não tem um grande patrocinador oficial,
que dê palestras públicas para diretores de projetos e engenheiros de
software em hotéis luxuosos com caviar nos coffee breaks, ou que bote
propagandas caras em revistas da moda lidas por esse público. Não
temos a Sun (Jav... atchim!!!!), ou a Microsoft (.NET) ou os projetos
monstruosos GNU/FSF/OSI (que apoiam abertamente o Python) como nossos
patrocinadores oficiais. Mas ei, temos uma das maiores comunidades de
programadores do mundo! Temos patrocinadores de projetos específicos
como VMware e Ticketmaster, e todas as empresas/projetos citados
anteriormente (que apoiam abertamente outras linguagens) usam Perl
publicamente em muitas atividades (a Sun dá até curso de Perl!!!).
Fora todas as outras grandes empresas no Brasil e no mundo que também
usam em seus projetos. Vide "Quem usa Perl?
(http://rio.perl.org.br/quem_usa.pl) que criamos justamente para
tentar diminuir um pouco o FUD/preconceito criado.

Infelizmente hoje, na maioria dos casos, o mercado pede (erroneamente)
macacos, robôs, pessoas facilmente substituíveis como peças de
engrenagem, e não programadores de verdade. E embora Perl tenha todas
as suas vantagens, convenhamos, dificilmente será bem aproveitada
nesse cenário. Porque o Perl é uma linguagem tão poderosa e
articulável, é preciso domínio e responsabilidade para se desenvolver
com a mesma de modo sustentável para um negócio. E como o mercado hoje
pede macaco, pessoas saem (muitas vezes até de faculdades) treinando
para serem macacos. Perl é como um sabre de luz: "uma arma poderosa,
para tempos mais civilizados" (Obi-wan Kenobi).

Será que nós estamos errados? Acho que não. Prefiro valorizar as
qualidades de um bom programador (em qualquer linguagem) e torcer para
o mercado mudar de postura, pois assim o equilíbrio da classe dos
programadores será restabeecido. Ou assim espero. Afinal, se todos
programassem em Perl, já estariam em casa a essa hora :-)

Acho engraçado todo esse comentário a respeito de Perl nas
universidades. Na UFRJ infelizmente não há disciplina com Perl na
computação, e comp1 é C, comp2 é Jav...atchim!!!!! (antes era Delphi,
pra vcs verem como a universidade ainda é movida por mercado e não por
ciência), CompProg ensinam Assembly, IA ensinam Prolog, XP (eletiva)
ensinam Ruby e Tópicos em Programação (eletiva) ensinam C++. Mas o
GRIS (um grupo do Departamento que dá suporte acadêmico aos alunos
interessados por Segurança da Informação) ensina Perl a todos os seus
alunos, e boa parte (quase todos) os projetos internos são em Perl.
Quem dava o curso de Perl pra eles era eu e, semana passada, um
ex-membro do GRIS veio falar comigo que está trabalhando na Globo.com
em um projeto em Perl, e que queria me agradecer por ter ensinado a
linguagem pra ele. Fiquei muito feliz com isso, prova de que a
situação está ruim mas que ainda há esperança :-)

Mas concordo com o MM, Marco e André, e não podemos nem devemos
esperar que o mercado mude de postura um dia para o outro. O que
podemos fazer é pensar em alternativas para apresentar o novo-velho
Perl em toda sua glória para o mundo que o teme (apenas porque não o
conhece ou compreende). Infelizmente, o máximo que vimos fazendo são
apresentações sobre os mitos do Perl (eu mesmo já fiz uma ou duas),
mas acho que o público está errado, e que a informação simplesmente
não chega aos ouvidos de quem deve chegar. E a maioria dos
programadores continuam em sua postura budista de seguir seus estudos
e projetos individualmente, os outros que sejam livres para encontrar
seu caminho de iluminação sozinhos. Mas às vezes a humanidade precisa
de um empurrãozinho pra pegar no tranco :-)

Por isso, reitero a proposta do MM, e gostaria que todos colocassem
sugestões a respeito do que podemos (nós) fazer para tentar mudar esse
quadro. Já identificamos o problema e já conhecemos nossas armas,
precisamos modelar uma estratégia de ataque. Criar uma área
desmistificando o FUD associado ao Perl já está a caminho, mas
precisamos apontar para ela sempre que encontrarmos alguém que pareça
perdido. Sem pressionar ou fazer SPAM, apenas apontar. Se ele quiser
conhecer outros pontos de vista a respeito do assunto e tentar formar
uma opinião mais saudável, ótimo. Senão, tentamos. Mas não acho que
isso seja o suficiente. Na europa, a BBC e muitas outras empresas são
grandes patrocinadores de Perl e oferecem até mesmo apresentações
gratuitas em lugares chiques, mas essa não é nossa realidade no
Brasil. O que podemos fazer? Sugestões?