[Rio-pm] SOAP::Lite - críticas e alternativas

breno breno em rio.pm.org
Quinta Outubro 11 22:15:42 PDT 2007

Opa, acabei enviando direto, mas acho que vou ser o primeiro a tentar
comentar/responder minhas próprias perguntas ;-)

On 10/12/07, breno <breno em rio.pm.org> wrote:

> 1) Alguém pode compartilhar casos de sucesso de soluções com
> SOAP::Lite? Ou será que só conhecemos o lado ruim dele por aqui?

Sei que o POE possui seus "POE::Component::Server::SOAP" e derivados,
mas eles aparentemente estão em cima S::L o que significa que soluções
usando o POE + SOAP certamente existem por aí.

> 2) Essencialmente, quais as críticas específicas ao
> funcionamento/comportamento/estabilidade do SOAP::Lite? Em outras
> palavras, o que ele promete mas não cumpre (ou ao menos não da melhor
> maneira)?

Afinal, os maiores problemas estão na implementação do SOAP::Lite em
si ou na implementação de determinados (todos?) módulos do namespace
SOAP que o S::L usa? Ou nos dois??? Ou eu me enganei e não há problema
algum?

Uma crítica que eu tenho particularmente está na ausência de suporte à
versão 1.2 da especificação do SOAP.

> 3) Alguém tem/usa alternativas (i.e., outras implementações de
> cliente/servidor com SOAP)?

Existe um projeto promissor, o XML::Compile, que foi até apresentado
no YAPC::Europe 2007 (slides em:
http://perl.overmeer.net/xml-compile/2007yapceu/index.html), mas os
submódulos de SOAP ainda estão "em construção"

Mas em último caso (ou até em primeiro caso, já que se trata de algo
rápido e eficiente), como mencionou alguém na Lisbon-PM (acho),
podemos sempre contar com XML::LibXML::XPathContext + LWP pois,
afinal, estamos falando de XML sobre HTTP, não? Talvez não seja o mais
portátil entre diferentes sistemas por não seguir à risca a
especificação, mas funciona.