[Rio-pm] resumo do último encontro social

lgonzaga em lncc.br lgonzaga em lncc.br
Sexta Maio 18 12:38:28 PDT 2007

Provocação aceita (nem sei se era para min). Quando eu
terminar o mestrado (diz a lenda que nos próximos dois meses) eu
apareço.

Luiz (LNCC).

> Salve pessoal,
>
> conforme prometido, hoje, sexta feira (eu não
disse qual sexta-feira, ou
> disse? =P), envio em primeira
mão o resumo do último encontro da Rio-PM!!!

> Esse mês tivemos a honra de contar com a
participação de mais membros da
> nossa comunidade
que nunca haviam ido a um encontro social! E não é que o
> pessoal da Fiocruz compareceu em massa mesmo? ;-)
>
> -------8<-------
> Agora quero ver o pessoal do LNCC
descer a serra pra beber com a gente tb!

-------8<-------

> A mesa encheu rapidamente:
AlexanDER trouxe para o encontro Allen, Felipe,
> Daniel e Alex
(esqueci alguém? Acabei meio distante do grupo em uma mesa
> tão
> grande), que começaram o papo com MDA,
Fernando e Horácio sobre o projeto
> que pretendem
lançar na Fiocruz - uma total reimplementação (em
Perl,
> lógico
> ;-) do sistema de EAD deles,
especialmente devido a enorme quantidade de
> código legado
em diferentes linguagens que eles não aguentam mais

hehehehhehe

> Henrique, Sylva e cia ltda, que estavam
sumidos dos encontros, também
> ajudaram a encher mais
mesas. Sylva nos contou sobre seus últimos projetos
> com
Rails, atiçando fogo na conversa sobre vantagens e desvantagens
de
> frameworks e orientação a objetos. No quesito
pau-pra-toda-obra, nossa
> querida "serra-elétrica
suíça" ganhou, naturalmente ;-)

> Em
algum momento o papo foi entrando em design e Felipe se mostrou
tão
> letrado em Blender quanto eu: "só usei
blender uma vez, pra fazer
> vitamina.
> Ficou uma
delícia".

> Fernando lutava com os
garçons que traziam sua batata com bacon enquanto
> os
> outros lutavam pelo bacon do Fernando, e a batata que eu pedi
até hoje não
> encontrei!

João, com seu terno impecável, quebrou o tabu e provou que
programadores
> Perl também sabem beber de forma elegante
(segundo ele o motivo foi que o
> exame de fezes terminou tarde e
ele veio direto, mas vamos apoiar o amigo
> fingir que
ele é chique). Ah, o Sylva também estava de blazer,
será que
> eles
> tem o mesmo médico? =P
>
> MDA, incansável, tentava ignorar os efeitos do
chopp e discutir assuntos
> sérios, como técnicas de
implementação, trabalhos atuais e até abordagens
> de
> projetos onde devem ser utilizados preferencialmente a
literatura do "Perl
> Best Practices". Citou um caso
interessante onde teria economizado pelo
> menos 30 dias de
desenvolvimento se a literatura estivesse disponivel no
> momento
necessário. Depois disso, naturalmente, novos chopps foram
> chegando,
> a memória foi falhando, os papos foram
mudando, e aí vocês já sabem...

Índio chegou cedo dessa vez (uhuu!) e também participou
ativamente do
> papo,
> falando sobre sua distro favorita
e seu repositório mágico - além de muito

Perl, lógico. Todos estranharam quando pediu um chopp (ele
não estava com
> problemas de saúde?), mas ao ser
indagado sobre o fato simplesmente
> revelou:
> "A
médica perguntou se eu fumava, disse que sim e ela mandou parar.
> Perguntou se eu comia fritura, disse que sim e ela mandou parar.
Graças a
> Deus ela não perguntou se eu
bebia!!!" A gente acha que ele saiu correndo
> antes que ela
chegasse nessa parte, mas ele nega até hoje ;-)

> Fósforo viu em casa minha mensagem sobre o último
resumo terminando com
> "estou atrasado para o de hoje"
e se tocou que estávamos já na segunda
> quinta
feira do mês. Pegou a moto e saiu que nem um louco pra beber com
> gente mais uma vez. Tomara que ele não tenha VOLTADO
que nem um louco, pq
> vi
> algumas tulipas vazias em sua
frente...

> Eduardo dessa vez chegou um pouco mais
tarde e saiu um pouco mais cedo.
> Imperdoável!!! De quebra
não pediu seu tradicional whisky chorado no fim
> da
> noite. Deve estar doente ;-)
>
> Mais um
montão de gente apareceu por lá, com direito a
"re-batismo" em
> fogo(!!) de um monge desgarrado, e
praticamente todas as mesas de fora do
> bar reservadas pra
Rio-PM!

> Como (quase) sempre, acabamos expulsos do
lugar com o garçom discretamente
> botando a conta na mesa
e as cadeiras pra dentro. O povo ainda ficou em pé
> ali na
frente um bocado de tempo, tomando coragem e reunindo forças pra
> voltar pra casa - alguns eu diria até que estavam se
perguntando ONDE ERA
> essa tal de "casa" =P
>

> Felipe e Henrique comentaram um bocado sobre conteúdo
livre e Henrique deu
> as últimas notícias de seu
programa de rádio onde só toca música livre. Um
> barato, pena que a rádio está fora do ar em
reformas...

> AlexanDER impressionou a todos ao redor
ao revelar ter feito um robô de
> madeira programado em Perl
e C que se comunicava diretamente com o
> computador e trocava os
cds ou algo assim - eu não consegui ouvir mais
> quase
> nada depois de "robô feito em Perl" hehehheheh
>
> Dentre tantos outros assuntos e papos em paralelo, acho
que é isso.
> Naturalmente, quem tiver mais detalhes ou
correções sinta-se intimado a
> registrá-las
aqui - a mesa foi grande e a noite durou!

> Ah, e vamos
aproveitar e dar as boas vindas ao Allen e Felipe, que são os