[Rio-pm] resumo do último encontro social

breno breno em rio.pm.org
Sexta Maio 18 12:31:06 PDT 2007

Salve pessoal,

conforme prometido, hoje, sexta feira (eu não disse qual sexta-feira, ou
disse? =P), envio em primeira mão o resumo do último encontro da Rio-PM!!!

Esse mês tivemos a honra de contar com a participação de mais membros da
nossa comunidade que nunca haviam ido a um encontro social! E não é que o
pessoal da Fiocruz compareceu em massa mesmo? ;-)

-------8<-------
Agora quero ver o pessoal do LNCC descer a serra pra beber com a gente tb!
=P
-------8<-------

A mesa encheu rapidamente: AlexanDER trouxe para o encontro Allen, Felipe,
Daniel e Alex (esqueci alguém? Acabei meio distante do grupo em uma mesa tão
grande), que começaram o papo com MDA, Fernando e Horácio sobre o projeto
que pretendem lançar na Fiocruz - uma total reimplementação (em Perl, lógico
;-) do sistema de EAD deles, especialmente devido a enorme quantidade de
código legado em diferentes linguagens que eles não aguentam mais
hehehehhehe

Henrique, Sylva e cia ltda, que estavam sumidos dos encontros, também
ajudaram a encher mais mesas. Sylva nos contou sobre seus últimos projetos
com Rails, atiçando fogo na conversa sobre vantagens e desvantagens de
frameworks e orientação a objetos. No quesito pau-pra-toda-obra, nossa
querida "serra-elétrica suíça" ganhou, naturalmente ;-)

Em algum momento o papo foi entrando em design e Felipe se mostrou tão
letrado em Blender quanto eu: "só usei blender uma vez, pra fazer vitamina.
Ficou uma delícia".

Fernando lutava com os garçons que traziam sua batata com bacon enquanto os
outros lutavam pelo bacon do Fernando, e a batata que eu pedi até hoje não
encontrei!

João, com seu terno impecável, quebrou o tabu e provou que programadores
Perl também sabem beber de forma elegante (segundo ele o motivo foi que o
exame de fezes terminou tarde e ele veio direto, mas vamos apoiar o amigo e
fingir que ele é chique). Ah, o Sylva também estava de blazer, será que eles
tem o mesmo médico? =P

MDA, incansável, tentava ignorar os efeitos do chopp e discutir assuntos
sérios, como técnicas de implementação, trabalhos atuais e até abordagens de
projetos onde devem ser utilizados preferencialmente a literatura do "Perl
Best Practices". Citou um caso interessante onde teria economizado pelo
menos 30 dias de desenvolvimento se a literatura estivesse disponivel no
momento necessário. Depois disso, naturalmente, novos chopps foram chegando,
a memória foi falhando, os papos foram mudando, e aí vocês já sabem...

Índio chegou cedo dessa vez (uhuu!) e também participou ativamente do papo,
falando sobre sua distro favorita e seu repositório mágico - além de muito
Perl, lógico. Todos estranharam quando pediu um chopp (ele não estava com
problemas de saúde?), mas ao ser indagado sobre o fato simplesmente revelou:
"A médica perguntou se eu fumava, disse que sim e ela mandou parar.
Perguntou se eu comia fritura, disse que sim e ela mandou parar. Graças a
Deus ela não perguntou se eu bebia!!!" A gente acha que ele saiu correndo
antes que ela chegasse nessa parte, mas ele nega até hoje ;-)

Fósforo viu em casa minha mensagem sobre o último resumo terminando com
"estou atrasado para o de hoje" e se tocou que estávamos já na segunda
quinta feira do mês. Pegou a moto e saiu que nem um louco pra beber com a
gente mais uma vez. Tomara que ele não tenha VOLTADO que nem um louco, pq vi
algumas tulipas vazias em sua frente...

Eduardo dessa vez chegou um pouco mais tarde e saiu um pouco mais cedo.
Imperdoável!!! De quebra não pediu seu tradicional whisky chorado no fim da
noite. Deve estar doente ;-)

Mais um montão de gente apareceu por lá, com direito a "re-batismo" em
fogo(!!) de um monge desgarrado, e praticamente todas as mesas de fora do
bar reservadas pra Rio-PM!

Como (quase) sempre, acabamos expulsos do lugar com o garçom discretamente
botando a conta na mesa e as cadeiras pra dentro. O povo ainda ficou em pé
ali na frente um bocado de tempo, tomando coragem e reunindo forças pra
voltar pra casa - alguns eu diria até que estavam se perguntando ONDE ERA
essa tal de "casa" =P

Felipe e Henrique comentaram um bocado sobre conteúdo livre e Henrique deu
as últimas notícias de seu programa de rádio onde só toca música livre. Um
barato, pena que a rádio está fora do ar em reformas...

AlexanDER impressionou a todos ao redor ao revelar ter feito um robô de
madeira programado em Perl e C que se comunicava diretamente com o
computador e trocava os cds ou algo assim - eu não consegui ouvir mais quase
nada depois de "robô feito em Perl" hehehheheh

Dentre tantos outros assuntos e papos em paralelo, acho que é isso.
Naturalmente, quem tiver mais detalhes ou correções sinta-se intimado a
registrá-las aqui - a mesa foi grande e a noite durou!

Ah, e vamos aproveitar e dar as boas vindas ao Allen e Felipe, que são os
mais novos membros da lista!