[Cascavel-pm] Perl "roda mais lenta" que outras linguagens?

Otávio Fernandes otaviof em gmail.com
Quinta Março 25 05:11:12 PDT 2010

Nelson,

2010/3/25 Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com>:
> Eu estava conversando com o Flavio Glock, outro dia, sobre os
> diferentes back-ends do Perlito.
>
> O Perlito é um subset do Perl6, capaz de compilar a si mesmo
> (bootstrap) para diversos back-ends: Perl5, Lisp, Java, V8, Go...

Este é um experimento que eu gostaria muito de de ver :-). Acho que
vou ter a oportunidade muito em breve.

> Um dado curioso é que o Perlito compilado em Java acabou sendo o mais
> lento de todos. Não porque o Java seja lento (não é) mas porque o
> Perlito é uma linguagem dinâmica, e Java não é otimizada para isso. O
> Perlito compilado em Lisp é o mais rápido de todos.

Por enquanto, é este o resultado de trazer uma linguagem dinâmica
sobre a JVM (assim como acontece com JRuby), a qual, no seu cerne é
muito dinâmica (no sentido de flexível), mas é projetada para receber
uma linguagem estática. O que acontece nos seus internals é que é o
dinamismo da linguagem é "emulado" através de Reflection Calls, que
até recebeu uma certa melhora ao longo dos anos, mas está longe de ter
uma boa performance, exatamente por aproveitar pouco as tecnologias de
otimização da JVM.

Agora, me surpreende ver que o de Lisp é o mais rápido... você tem