[Cascavel-pm] Conversão DOC para PDF

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Terça Março 3 14:04:26 PST 2009

> De fato. Infelizmente, a culpa aqui é da Comissão de Valores
> Mobiliários (CVM). O formato oficial para os documentos enviados é em
> .doc. O meu objetivo é justamente converter isso tudo pra PDF pra
> facilitar o acesso.

Na verdade você só precisa de um conversor para RTF (Rich Text
Format), que é um formato aberto.

O problema do rtf é que ele não cobre 100% das funcionalidades do Word
-- tabelas muito complicadas, planilhas embutidas, etc -- mas ele
funciona muito bem para documentos com formatação simples.

Por exemplo, o Abiword faz um trabalho razoavelmente bom em abrir a
maior parte dos documentos do Word -- e isso pode ser feito em linha
de comando:

        abiword --to=rtf documento.doc

Depois de fazer a conversão, você pode disponibilizar o documento
nesse formato, que é universalmente aceito. (Ou procurar um conversor
de RTF pra PDF, que deve ser mais fácil de encontrar.)

Espero que isso ajude.

[]s

Nelson