[Cascavel-pm] Conversão DOC para PDF

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Terça Março 3 12:35:33 PST 2009

2009/3/3 Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br>:
> Seu problema então está em ler os arquivos MS Word e não gerar PDF deles (apesar de ser meio óbvio você ter que lê-los primeiro).

Na verdade, o problema é converter arquivos de Word pra PDF. Se
existisse um "doc2pdf", seria perfeito. ;-)

> Infelizmente não existe nada em Perl que consiga fazer uso da API do OpenOffice, apesar de já existir algo para linguagens como Java e Python.
>
> Não é uma solução, mas talvez te dê algumas idéias, já que o OpenOffice está disponível em várias plataformas.

Eu já dei uma olhada mas, infelizmente, pelo que eu li por aí, o
OpenOffice é muito ruim de se automatizar. Por isso estava em busca de
outra solução.

> Você também poderia deixar a parte de ler o documento Word em uma máquina Windows e gerar em algum formato que você consiga processar pelo Solaris.

Infelizmente, isso não é viável.

> Isso que dá guardar informação em formato proprietário. E o pior que muitas empresas fazem exatamente isso.

De fato. Infelizmente, a culpa aqui é da Comissão de Valores
Mobiliários (CVM). O formato oficial para os documentos enviados é em
.doc. O meu objetivo é justamente converter isso tudo pra PDF pra
facilitar o acesso.

-Nilson Santos F. Jr.