[Cascavel-pm] Catalyst, Jifty e RoR (Was: Re: [OT] Evento FISL - LONGO)

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Segunda Abril 21 05:24:10 PDT 2008

2008/4/21 Igor Sutton <igor.sutton em gmail.com>:
>  Hrm. Na prática, serve sim. Tempos atrás tive que fazer uma aplicação
>  web, e comecei com Catalyst. Depois de ter diversos problemas com algo
>  estúpido - enviar email - acabei considerando outros frameworks.
>  Infelizmente, acabei com Rails.

Você teve problema com os módulos de envio de emails ou com o Catalyst
em si? Se foi com o Catalyst, poderia relatar o que houeve para que
possamos melhorar o framework? Você pediu ajuda no
#catalyst em irc.perl.org?

> [...]
>  dizendo que os templates vão ali, os arquivos de configuração aqui,
>  configuração de base de dados acolá. E baseando-se neste formato
>  intermediário, você adicionar o que você quiser, como você quiser. Eu
>  não quero ter que me preocupar com "onde eu vou colocar os meus
>  templates", na prática coloco onde quiser, mas existe a falta de um
>  guideline básico para o desenvolvedor casual, que vai ser comprado
>  pela 1) facilidade de implementação do framework 2) poder da linguagem
>  de programação em que o framework está baseado.

Isso já existe, o padrão disseminado para aplicações Catalyst é
DBIx::Class e Template Toolkit ambos deixam bastante explícitos onde
colocar arquivos de configuração e templates por padrão. Um grande
problema, que ocorre na maioria dos frameworks MVC existentes é como
reaproveitar código nos Templates de maneira eficiente e como fazer os
templates serem agnósticos ao Model. O que tenho visto é que todas as
aplicações tentam resolver isso da sua própria maneira e acabam saindo
do padrão, e é esse o problema que o Reaction resolver.

>  Mais uma vez, o que ferra o TIMTOWDI é que enquanto outras linguagens
>  juntam esforços para fazer uma solução funcionar[1], em Perl temos
>  sempre 1001 maneiras de fazê-lo. Gostaria de ver iniciativas de
>  padronização de soluções, de verdade[2].
>
>  [1] Isso não é exatamente bem verdade, em Rails existe mais de um MVC
>  porém a solução para web applications é Rails, existe mais de um ORM,
>  porém o foco geral é no ActiveRecords, e aí vai.

O foco geral de ORM da comunidade Catalyst é no DBIx::Class.

--
edenc.vox.com