[Cascavel-pm] [OT] Estudo vê crise de infra-estrutura para web

Marco A P D'Andrade mdacwb em gmail.com
Quarta Novembro 28 16:22:19 PST 2007

Em 28/11/07, Luis Motta Campos<luismottacampos em yahoo.co.uk> escreveu:

> Bom, isso mudou um pouco. As empresas nao precisam mais comprovar "real
> necessidade tecnica", e eh possivel fazer negocios com os blocos IP:
> ninguem tem autoridade para remover os blocos jah alocados. Ninguem
> espera tambem que as empresas voluntariamente devolvam os blocos nao
> utilizados ao pool de enderecos disponiveis: elas vao fazer negocios com
> os blocos, legal ou ilegalmente.

Aí é que estão os pontos... a exigência é "acordada" entre as partes,
mas como contenção a exigência técnica impera.
Como eu trabalhava até a pouco tempo proximo ao grupo de backbone, em
que se configurava  "B"ola "G"ato "P"ato para varios clientes, e
muitos pediam varios blocos para interligar pontos de intranet com
links de 64, 256, etc. Se todos os pedidos fossem atendidos o volume
de ip´s seria no minimo o triplo.

Mas a questão não é a legalidade, mas o fato de que blocos alocados
para um circuito só podem ser reencaminhados para outro com a anuencia
da operadora de backbone, já que o trafego retirariam qualquer
beneficio de se montar uma vpn para "vender um bloco".

> Como a Internet eh anarquica, e ninguem pode controlar quem se conecta e
> quem nao se conecta aa rede, fica complicado impor restricoes ou
> recuperar blocos aa forca...

A recuperação é uma das coisas mais dificeis que se tem, visto que
forçar clientes a mudar os ip´s é algo em geral traumatico.

Agora algo terrível foi quando a Embratel recebeu novos blocos "sujos"
de um provedor de adsl (não lembro qual foi), mas muitos ip´s
constavam em milhares de rpl´s e até filtros em roteadores de borda no
exterior !