[Cascavel-pm] [OT] Estudo vê crise de infra-estrutura para web

Quinta Novembro 29 01:41:50 PST 2007

Marco A P D'Andrade wrote:
> Aí é que estão os pontos... a exigência é "acordada" entre as partes,
>  mas como contenção a exigência técnica impera. Como eu trabalhava
> até a pouco tempo proximo ao grupo de backbone, em que se configurava
> "B"ola "G"ato "P"ato para varios clientes, e muitos pediam varios
> blocos para interligar pontos de intranet com links de 64, 256, etc.
> Se todos os pedidos fossem atendidos o volume de ip´s seria no minimo
> o triplo.

Isso eh interessante de saber... eu tenho problemas aqui com minhas
estimativas por que eu nao sei que fatores usar... como a America do sul
tem o quarto maior RIR do mundo, perdendo apenas para a Africa (!!), eu
acho que posso me arriscar com aumentos de 15x. Com o IPv6, ninguem mais
pretende moderar a alocacao de enderecos IP - as concessoes
provavelmente vao explodir, e a gente ainda assim nao vai conseguir
alocar o espaco de enderecos todo em menos de duas ou tres centurias...

> Mas a questão não é a legalidade, mas o fato de que blocos alocados
> para um circuito só podem ser reencaminhados para outro com a
> anuencia da operadora de backbone, já que o trafego retirariam
> qualquer beneficio de se montar uma vpn para "vender um bloco".

Pois eh, fora a questao da legalidade, eu acho qeu este eh o maior
problema que se encotra em todos os RIRs: aqui, por ano, nao se
conseguem retomar IPs alocados em quantidade suficiente para aparecer
nos graficos. Eh normalmente um ou dois casos por ano, quando os
advogados tem muito trabalho... :)

> A recuperação é uma das coisas mais dificeis que se tem, visto que
> forçar clientes a mudar os ip´s é algo em geral traumatico.

E normalmente os RIRs nao tem autoridade legal para o fazer, tambem.
Isso faz com que a unica forma de se remover um IP seja usando a justica
e a policia de N paises, numa operacao grande, cara, complicada e que
vez por outra atira pela culatra...

Sem comentarios... :(