[Cascavel-pm] Linguística, ferramenta principal da Engenharia de Software... [Was: [OT] Uso de Template]

Norton Almeida Júnior norton em planetarium.com.br
Quinta Maio 10 14:01:43 PDT 2007

Membros da lista,

Lingüística é, basicamente a ciência que estuda a língua que se fala em
algum lugar.
Ao contrário da gramática, que tem suas regras baseadas nos livros dos
autores clássicos brasileiros, a lingüística faz um estudo científico da
língua, baseada na comunicação.

Na prática é assim: se alguém diz: "cumé?", você entende que aquilo quer
dizer "como é?", só que de maneira bem informal. Mas você entende.
Isso, para a linguística, não é escrever errado. Desde que você entenda
o que foi dito / escrito...

Agora, o português do Pasquale, é puramente gramatical, sem estudo
científico e suportado por concursos públicos e todos as entidades
interessadas nisso.

Alguém pode ser mais culto por ter lido toda a obra do Machado de Assis,
por exemplo, mas alguém que tenha um vocabulário limitado não é burro ou
assassino de línguas. Está apenas sendo ele mesmo e praticando sua
própria cultura.

Uma maneira informal de explicar o que o Marco Aurélio explicou com a
definição do dicionário.

Até mais.

Norton