[Cascavel-pm] Licensas livres

Gilmar Santos Jr gilmarjr em dcc.ufba.br
Sábado Maio 5 18:36:36 PDT 2007

Em Sábado 05 Maio 2007 16:40, Daniel Ruoso escreveu:
[corta]
> Sabe, já fui um bocado assim, mas no fim das contas, cheguei a conclusão
> que criar essas restrições pode te criar mais problemas do que
> vantagens. Por exemplo, suponha que queiram te contratar para prestar um
> serviço de personalização, mas que por quaisquer motivos, essa
> personalização não possa ser distribuída (a personalização pode conter
> detalhes do negócio do seu cliente), se você usar a GPL apenas, você não
> vai poder usar o que você mesmo fez nesse caso porque você estaria
> obrigando o cliente a disponibilizar a personalização.

O fato de um software ser GPL não significa que você *tem* que disponibilizar.
O que a GPL diz é que caso seja (re)distribuido deve manter as mesmas
liberdades.

Então se eu faço um módulo e uso somente a GPL e posteriormente sou contratado
pra fazer uma personalização nas condições acima não há problemas, pois nada
obriga o cliente a distribuir a personalização. Obriga que *caso seja
distribuída* devem ser mantidas as mesmas liberdades.

[]'s
Gilmar - Meus dois centavos..