[Cascavel-pm] Licensas livres

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Sábado Maio 5 12:40:35 PDT 2007

Sáb, 2007-05-05 às 13:29 -0300, "Iberê O. Kuntz de Souza" escreveu:
> Não entendi direito essa parte de licenciamento duplo.

Licenciamento duplo na verdade significa: "Escolha a licença que você
quiser". No caso do Perl, normalmente tem licença dupla com Artistic e
GPL, ou seja, você escolhe qual modelo de licenciamento você vai usar.
Por exemplo, se você vai fazer um trabalho derivado dessa coisa e essa
coisa for proprietária, você não pode utilizar o licenciamento GPL,
então você automaticamente tem a Artistic License disponível.

> Num sei se seria uma boa idéia utilizar toda essa liberdade que a Perl
> License lhe da, pois não ficaria feliz se um matuto pega-se meu software
> e fize-se um proprietario. Sou um poco contra a esses pricipios, como eh
> o caso da licensa BSD, que eh livre

Sabe, já fui um bocado assim, mas no fim das contas, cheguei a conclusão
que criar essas restrições pode te criar mais problemas do que
vantagens. Por exemplo, suponha que queiram te contratar para prestar um
serviço de personalização, mas que por quaisquer motivos, essa
personalização não possa ser distribuída (a personalização pode conter
detalhes do negócio do seu cliente), se você usar a GPL apenas, você não
vai poder usar o que você mesmo fez nesse caso porque você estaria
obrigando o cliente a disponibilizar a personalização.

Nesse sentido, já não finco mais o pé sobre isso, pra falar a verdade
estou cada vez mais achando que a questão do licenciamento poderá ser
superada um dia (superada no sentido de que o compartilhamento
acontecerá naturalmente, sem que precisemos nos preocupar muito com
isso, assim como era a comunidade hacker antes do crescimento da
indústria de software proprietário)...

daniel

P.S.: s/licensa/licença/gi