[Cascavel-pm] [OT] No meu tempo...

Terça Julho 10 14:59:37 PDT 2007

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:
> O que eu acho que ocorre é que os salários no Brasil são defasados em
>  relação ao resto do mundo. Isso acontece por diversos fatores. Em
> especial o salário *bruto* gasto pelo empregador é bem menos
> defasado, porém, o que cai no bolso é o líquido.

   Eu já falei para você. Vai se informar. Olha para o resto do mundo...
   Eu pago muito mais impostos do que você já teve pesadelos em pagar. E
ainda assim consigo ir ao Brazil uma vez por ano, e viajar para o resto
da europa atendendo conferências e congressos. Não faz sentido dizer que
"os salários estão defazados no brazil" e sugerir (como me parece que
você está sugerindo) que a culpa (entre outras coisas) é dos impostos
(que é a coisa que a gente tem discutido aqui, dentro da CLT.

   O buraco é mais embaixo, Nilson. (Ruoso, cadê você? Ninguém entende
melhor que você destas coisas aqui)

> Mas, eu acredito que principalmente nos últimos 2 ou 3 anos em que a
> oferta de empregos na área de TI aumentou (e melhorou) bastante, tem
> se tornado mais fácil de se conseguir bons salários (para os padrões
> nacionais).

   O que você chama de um "bom salário"? Eu não conseguia comprar casa no
Brazil, e olha que eu não me considerava mal-pago, no tempo que eu
trabalhava no Brazil.

   Também não conseguia fazer muitas viagens. Não dava nem mesmo para
passear dentro do Brazil: se a gente pensa em pegar um avião, para
qualquer lugar que seja, lá se vai o dinheiro todo das férias.

   Fora isso, você está novamente olhando para o seu umbigo: a TI ser
bem-paga (que para os padrões nacionais, quer não) não interessa. Somos
menos de 10% dos trabalhadores nacionais. O povo na rua passa fome, ou
come mal. Não estou falando de férias ou viagens. Estou falando de ter
de comprar carne de segunda e viver de frango (por que não dá para
comprar muito mais que isso com salário mínimo).

   Estas pessoas (digo, o resto do Brazil) não te interessa em nada?

[Alceu diz: O Brasil não investe em pesquisas, exceto talvez pelas áreas
da agropecuária e saúde.]
> Esse é o outro problema. Isso acontece porque a pesquisa e a obtenção
>  de propriedade intelectual parece ser bem menos valorizada por aqui.

   "Parece" foi ótima. A pesquisa, o desenvolvimento sustentado, a
pujança econômica, a seriedade política e muitas outras coisas
relacionadas com desenvolver o país a longo prazo são deixadas de lado,
simplesmente por que elas não ajudam a ganhar as próximas eleições.

   É exatamente por que as pessoas pensam olhando apenas para o próprio
umbigo (como você tem feito regularmente durante esta conversa, me
desculpe a sinceridade) é que o Brazil não vai para frente. Todo mundo
está preocupado em apenas garantir o seu.

>  Eu vejo as universidades fazendo ótimos trabalhos de pesquisa, de
> extrema qualidade, se destacando no meio acadêmico, etc, no entanto o
>  número de patentes geradas no Brasil é esdrúxulo se comparado ao
> gerado em outros países emergentes.

   Existem, a meu ver, três possibilidades para explicar que a gente não
gere patentes:
   1) somos muuuuito bonzinhos;
   2) Somos muuuuuito idiotas;
   3) Não temos pesquisas que geram patentes, estamos apenas
"contribuindo" com o trabalho dos gringos (estes, sim, são campeões de
patentes).

   O que vocês acham que a gente tem feito?

[Alceu diz: deixar o papo para lá]
> É, talvez seja melhor mesmo. Eu sou culpado de sempre "morder a isca"
>  em discussões desse tipo (ainda mais que envolvam política). A minha
>  opinião é que a realidade brasileira é reflexão do seu povo e, bem,
> o povo não vai mudar. Então essa discussão não leva à nada, apenas,
> talvez à algumas pessoas insatisfeitas.

   Mais uma vez, Nilson, eu acho que você está enganado. Discutir e
ficar insatisfeito é o primeiro passo para mudanças. Quanto mais
discussão e mais gente insatisfeita, melhor. A gente não pode é achar
que basta falar. Tem de agir também.

   Com quantas pessoas você comentou sobre este assunto?

   Meu professor de holandês está interessadíssimo na questão
político-sócio-econômica da CLT, e quer entender mais por que é que no
Brazil a lei é tão branda (a CLT é branda para os padrões holandeses) e
ainda assim tem tanta gente desempregada.

   Mesmo que a gente não fale mais, para mim a discussão vale à pena:
ela ajuda a gente a crescer (eu também aprendi com as coisas que li
aqui!), e isso é a parte mais importante: ter consciência sobre como as
coisas são no nosso país, e desenvolver uma "visão" de como elas
poderiam ser.