[Cascavel-pm] [OT][Comment]: No meu tempo... [Was: JOB: Programador Perl/PHP em Porto Alegre]

Segunda Julho 9 10:26:04 PDT 2007

On 7/9/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    É claro que é uma exigência legal.
>    A lei é clara: pessoas físicas tem de ser contratadas sob a CLT,
> ou sob RPA (Registro de Profissional Autônomo).
>    A profusão de micro-empresas e gente "trabalhando por conta" (com
> todas as obrigações de um empregado e sem nenhum dos direitos) é uma
> perversão legal absurda e injusta para com o trabalhador.

Não, não é uma exigência legal.

Contratação é uma exigência legal para que seja formado um vínculo
empregatício. Existem várias outras formas de contratação. O exemplo
mais gritante são os servidores públicos que não têm sua relação de
trabalho regida pela CLT.

Utilização das bolsas provenientes das agências de fomento também não
é um artifício ou um contorno da lei.

Eu, particularmente, considero uma contratação via CLT algo
completamente injusto com ambas as partes. Ninguém fica satisfeito
porque um paga muito e o outro recebe pouco.

Sinceramente, ainda mais no ramo do desenvolvimento de software,
somente profissionais incompetentes precisam de CLT. Entre receber uma
quantia x via CLT ou 2x por outro meio qualquer (a empresa gasta
praticamente o dobro do salário que paga a um trabalhador), eu farei
muito melhor proveito dos 2x e ainda por cima não estarei sustentando
um estado inchando e que irá desperdiçar os meus recursos.

Bons profissionais não precisam do governo se intrometendo em sua carreira.

>    Eu sempre envio pretensão salarial. Mas tem gente que ainda acha
> que pode telefonar para mim e dizer "eu te contrato por menos". Eu já
> passei por isso mais de uma vez, a cara-de-pau e a auto-confiança dos
> caras (que acreditam que eles são a sua única possibilidade de
> trabalho no mundo) é impossível.

Certo, aí você fala: "Não, obrigado."
A não ser que você realmente precise do emprego e não tenha outra escolha.

-Nilson Santos F. Jr.