[Cascavel-pm] Duvida $dbh->prepare

Igor Sutton Lopes igor.sutton em gmail.com
Quinta Janeiro 25 14:11:05 PST 2007

Olá Agnaldo.

On 2007/01/25, at 19:32, Agnaldo Macedo wrote:

> Pessoal, eu sou "peru" de fora aqui.
> Mas como voces dá lista me ajudaram tempos atrás, sempre leio as
> mensagens
> que chegam na lista.

Muito bom :) Sempre leia e também dê o seu pitaco!

> Mas uma coisa que noto é que, assim como foi comigo na epoca, e
> esta sendo
> agora com a companheira Patty, voce focam alguns pontos que, para a
> pessoa
> que esta com a dúvida, não são importantes no momento.
>
> Concordo 120% com todos as dicas que voces dão, sobre usar CPAN, usar
> classes, usar outras tecnicas de programação, etc, etc, etc.
>
> Mas, para a pessoa que esta postando a dúvida, isso só ira piorar
> as coisas,
> pois, ao invés de solucionar, pelo menos por agora, o problema,
> [...]

Acho interessante ponderar que a maioria das "dicas" que damos com
certeza
ajudarão o jovem programador:

1. a errar menos - isto pois nós utilizamos as práticas aconselhadas
2. aprender a rastrear os problemas que aparecem - isso por que também
não somos perfeitos, e aparecem problemas no código que escrevemos
3. aprender a perguntar da maneira correta - não que exista uma
maneira, mas
utilizar um bom português para detalhar uma dificuldade é essencial

Por isso insistimos com as boas práticas, com a linguagem o mais
correta possível e
uma descrição concisa e clara do objetivo pretendido.

> Como disse acima, concordo 120% com voces que existe a maneira
> certa e a
> maneira errada (pois certo e errado não tem meio termo).
> Agora, para o caso da Patty, por exmeplo, o problema dela é
> resolver um
> "pau" que deu nos programas.

Este "pau" vêm de uma falta de leitura e aprofundamento de tópicos,
tanto de
programação quanto de banco de dados neste caso. Esclarecendo,
placeholders
são verificados pelo driver do RDBMS e, caso sejam strings, escapados
apropriadamente
e envoltos por aspas duplas ou aspas simples, dependendo da
implementação do RDBMS.

O problema da sintaxe foi mostrada após *diversas* mensagens,
mostrando que sua
descrição não foi nem um pouco concisa.

> Então, ela precisa de ajuda para resolver ESSE problema.
> Se ela usa uma tecnica de programação (ou se ela não usa nenhuma) é
> algo
> que, DEPOIS que ela tiver resolvido o problema, poderá correr atrás
> e se
> autotreinar, procurara um curso on-line, contratar um professor ou
> mudar de
> área.

Acredito que uma coisa não invalida a outra.

> O nivel da maioria aqui na lista é meio (muito) alto.
> Então, se alguém vem aqui e posta uma mensagem do tipo "estou
> estudando tal
> coisa", ou "estou testando tal coisa", aí sim, dá pra jogar em cima
> do cara
> um monte de orientações.

Se você quer ser tratado como um adulto, fale como um adulto. A mesma
coisa nesta
lista. Se já foi dito diversas vezes que "use strict;" e "use
warnings;" são uma boa prática,
e você posta seu código sempre sem esta sugestão, você realmente não
irá querer que
alguém te dê bola.

> Agora, quem posta mensagem do tipo "tô com problema NISSO", precisa
> de uma
> ajuda mais rapida, que não demande, por  mais que a tecnica e
> código estajam
> feios, re-escrever algo porque dá outra maneira é MAIS correta.

Se soubéssemos que o problema é ESSE, poderíamos sugerir ESTA
solução. Mas quando
a descrição do problema não é concisa e clara, é difícil e, como o
Nelson escreveu
em outra mensagens, somos todos voluntários, não consultores gratuitos.

> Como disse antes, sou "peru" de fora, mas acho que vele a pena dar uma
> pensada.
> Assim, usuários mais simples e como menos conhecimento teriam, aqui na
> lista, um local mais amigavels para postar suas dúvidas.

E desde quando não têm um ambiente próprio para isto? O problema
acontece
quando todos os iniciantes permanecem iniciantes para o resto da
vida. Queremos
que todos evoluam. Não queremos responder o mesmo para a mesma pessoa
diversas vezes. Não queremos ser ignorados, como disse o Eden, para
continuar
ajudando.

Teve uma apresentação que assisti do Randal Schwartz onde ele disse
que, na
comunidade do software livre, podemos utilizar o que existe lá, porém
devemos
depositar algo. Seja ensinar alguém, traduzir um documento, escrever
um código,
reportar um bug... Enfim. Para mim, essas pessoas que utilizam uma
lista de
discussões apenas para sanar suas dúvidas estão apenas tirando, e
nunca colocando.

Ficam aí meus dois centavos.

--
Igor Sutton