[Cascavel-pm] Conexão com mysql em daemon

Sexta Janeiro 5 07:38:29 PST 2007

On 1/5/07, Lorn <lorn.br em gmail.com> wrote:
> Não é só para isso que serve o DBIx::Class, se ele usar somente SQL puro ( e
> não usar nenhuma função do banco ) o DBI pode ficar portavel, eu ainda não
> tenho um bom argumento para usar o DBIx::Class ( não consegui convencer eu
> mesmo a usar :P ) mas acho que essa de possibilidade de trocar de SGBD não é
> um bom, é valido, mais não acho muito comum.

Tome um ótimo: SQL é uma linguagem horrível, deixe o computador
gerá-la pra você. ;-)

Claro que o argumento real é que, tendo tudo como objetos, seu sistema
estará bem mais organizado. Você poderia fazer tudo na mão, mas o
DBIx::Class faz pra você todo o caso genérico. Se você precisa de usar
SQL puro pra alguma coisa, ele deixa sem problemas e você terá a
vantagem que isso estará dentro de uma classe, ou seja, as outras
partes do sistema só chamam o método, sem se importar com a
implementação.

Com isso, se você escolher por usar funções específicas do banco de
dados, depois precisará de alterar só em um lugar ou ainda, conseguirá
fazer com que seu módulo saiba se está, por exemplo, sob mysql ou Pg e
agir de acordo com isso. Tudo isso encapsulado sem que o mundo
exterior saiba.

Novamente, tudo isso pode ser feito na mão. Mas tudo que Perl faz
também pode ser feito em assembly. Nem por isso justifica programar em
assembly. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.