[Cascavel-pm] dúvida sobre cpan

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Sexta Julho 28 18:00:03 PDT 2006

Oi Nilson,

na verdade eu queria pedir desculpas, pois o problema que mostrei
refere-se a um bug no perl em si, e o usuário malicioso poderia
simplesmente fazer algo como:

$ perl -e 'sprintf $minha_string_maligna'

para fazer besteira, e isso foge à questão.

Agora, pra exemplificar o ponto do Rodrigo, talvez fosse melhor citar
algo como o Safe::World ou algum outro que tente, por exemplo, prender o
usuário a um determinado grupo de comandos, funções e/ou sintaxes.
Imagino não ser difícil supor que um módulo defeituoso permitisse que um
usuário preso a esse mundo seguro conseguisse sair e fazer alguma
besteira em seu sistema (lembrando que para causar estrago vc não
precisa ser root). Ou ainda se vc pensar que, dentro de sua estrutura
"segura", vc deixa o sujeito usar apenas alguns módulos, e um deles
apresenta esse defeito na versão nova. Como fazer rapidamente o
downgrade de volta à versão anterior?

As vezes a gente acha que um problema não existe apenas pq não existe
para nós. Mas se as pessoas estão perguntando na lista, é pq deve haver
*alguma* necessidade, não acha? Afinal, se está até no FAQ do CPAN, o
Leonardo não deve ser o único a ter essa dúvida ;)

No mais, chega de justificar o argumento dos outros, que sabem se
defender muito bem...

[]s

breno