Re: [Cascavel-pm] Código ilegivel ao olho humando at rasa processamento?

Sábado Junho 11 08:51:23 PDT 2005

"Pessoas que se comportam como esponjas e apenas absorvem o conhecimento
alheio existem, mas, ao tentar evitá-las, você corre o risco de se tornar
mais uma."

falou tudo :)

mts vezes queremos impedir que vejam o código para que não se aproveitem do
trabalho que tivemos.. mas isso depende da cabeça de cada um... uns querem
oferecer soluções gratuitas e impedir que 'espertinhos' utilizem-a para
ganhar $$... ou se promoverem às nossas custas... ja outras criam e
distribuem... sou mto a favor ao codigo aberto.. mas na hora de programar..
dependendo da complexidade do codigo e do proveito que mtos podem tirar dele
sou um tanto 'fechado' :D

Abração

Gabriel Vieira
----- Original Message -----
From: "Nelson Ferraz" <nferraz em gnubis.com.br>
To: "João Gabriel" <jamorreu em gmail.com>; "Cascavel Perl Mongers"
<cascavel-pm em pm.org>
Sent: Saturday, June 11, 2005 10:56 AM
Subject: Re: [Cascavel-pm] Código ilegivel ao olho humando at rasa
processamento?

> Estava aqui pensando... código ilegivel ao olho humando atrasa o
> processamento de uma aplicação Perl e/ou causa problemas?
> (...)
> Estava pensando em fazer isso em futuras aplicações web minhas para
> que nenhum "espertinho" tentasse copiar e entender o código para tirar
> proveito de algo alheio.

JG,

Talvez não prejudique o processamento do programa, mas será que você precisa
mesmo impedir que outras pessoas tentem "copiar e entender o código para
tirar proveito de algo alheio"???

Pense da seguinte maneira: você mesmo, não está tirando proveito da
linguagem Perl, dos módulos do CPAN, do sistema operacional GNU/Linux, e de
outros softwares livres como o Apache e o MySQL? Provavelmente está, e não
há nada de errado nisso!!!

O Software Livre é o que chamamos de "gift economy", na qual as pessoas são
avaliadas não pelo quanto recebem, e sim pelo que oferecem para a
comunidade.

Ao invés de procurar maneiras de impedir a difusão do conhecimento, você
deveria incentivar que as pessoas usem, aprendam e modifiquem seu código.
Pessoas que se comportam como esponjas e apenas absorvem o conhecimento
alheio existem, mas, ao tentar evitá-las, você corre o risco de se tornar
mais uma.

[]s

Nelson