[Cascavel-pm] Código ilegivel ao olho humando at rasa processamento?

Nelson Ferraz nferraz em gnubis.com.br
Sábado Junho 11 06:56:59 PDT 2005

> Estava aqui pensando... código ilegivel ao olho humando atrasa o
> processamento de uma aplicação Perl e/ou causa problemas?
> (...)
> Estava pensando em fazer isso em futuras aplicações web minhas para
> que nenhum "espertinho" tentasse copiar e entender o código para tirar
> proveito de algo alheio.

JG,

Talvez não prejudique o processamento do programa, mas será que você precisa mesmo impedir que outras pessoas tentem "copiar e entender o código para tirar proveito de algo alheio"???

Pense da seguinte maneira: você mesmo, não está tirando proveito da linguagem Perl, dos módulos do CPAN, do sistema operacional GNU/Linux, e de outros softwares livres como o Apache e o MySQL? Provavelmente está, e não há nada de errado nisso!!!

O Software Livre é o que chamamos de "gift economy", na qual as pessoas são avaliadas não pelo quanto recebem, e sim pelo que oferecem para a comunidade.

Ao invés de procurar maneiras de impedir a difusão do conhecimento, você deveria incentivar que as pessoas usem, aprendam e modifiquem seu código. Pessoas que se comportam como esponjas e apenas absorvem o conhecimento alheio existem, mas, ao tentar evitá-las, você corre o risco de se tornar mais uma.

[]s

Nelson