[Cascavel-pm] Sobre livros de Perl

Marco A P D´Andrade mda em embratel.net.br
Sexta Julho 22 10:33:32 PDT 2005

Vinicius Alves wrote:

>Lembro bem de penar com for loops para acessar as matrizes
>multidimensionais. Acho que facilita bastante usar query language para
>buscar o que se quer em um único comando (ou talvez 3 se considerar o
>prepare() e execute() do DBI) do que ficar varrendo o(s) arquivo(s)
>inteiro(s) procurando o que vc quer.

Eu tenho feito isto com frequencia, para processar logs do postfix, a
cada novo ataque de spam ou worms... e ainda acho muito melhor que
importar em um sql para fazer as querys...
Mas sou obrigado a concordar... dá trabalho! (Ainda bem... eu vivo disto
;D )

>Mas talvez seja tb apenas preferência de cada um.

Existem inumeras situações onde vc retira seus dados de um flat-file
para um sql, ou simplesmente faz conversão de formatos, e muitas vezes
não tem acesso a um rdbms.

>Claro que para coisas pequenas vc não deve usar um RDBMS, mas mesmo assim
>cfe o caso, vc evita race conditions. Foi citado na lista os scripts do Matt
>Wright. Lembro que ele guardava o contador em um arquivo de texto. Não era
>incomum esse arquivo se estrepar por causa de race conditions (ele não usava
>flock). Naquela época, se ele tivesse usado um RDBMS como fazem os fóruns
>atuais, provavelmetne não teria tido este problema.

Este foi o ponto que mais me chamou atenção...
A alguns anos, quando o um produto de portal estava sendo definido,
usando asp, com controle de Id de sessão dentro de banco de dados,
percebemos que com um grande numero de acessos simultaneos ocorriam
sobrecargas para fazer uma query muito simples, para registrar o novo Id...

Se a intenção é apenas incrementar um contadorsinho básico, o melhor, em
minha opiniao é com certeza um flat-file (claro... usando lock)...

>Mas... é tudo de analizar caso a caso. Mas... estamos saindo do enfoque da
>discussão sobre livros de Perl.

Discordo mais uma vez... o bom livro deve apresentar as duas realidades,
mesmo sem aprofundar, justificando o ganho com o uso do novo recurso
defendido...

Sds,
Marco Antonio