[Cascavel-pm] Sobre livros de Perl

Sábado Julho 23 13:57:51 PDT 2005

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com> escreveu:
> Na verdade é bem certo.
> SQL não é "pau pra toda obra". Existem situações em que faz muito mais
> sentido você usar um flat file ao invés de um banco de dados (apesar
> de que, agora, com SQLite, realmente a abrangência do SQL aumentou).
> Essa popularidade do SQL pra tudo hoje em dia eu acredito que pode ser
> atribuída ao fato de que você vai até se divertir com o que vai ver se
> pedir a um programador de VB pra mexer com flat file. ;-)

  Hua! Hua! Hua!
  Eu já vi um programador VB suar a camisa para conseguir extrair m/(\d+):(\d+)$/ de um arquivo
texto... e sei exatamente do que você está falando...

> Em empresas de toda essa filosofia hoje em dia que flat file é algo
> totalmente tosco, porque relembra os sistemas em COBOL e coisas do
> gênero. Mas no fundo, eu tenho minha teoria que uma das razões
> principais na verdade é porque é uma bagunça você mexer com flat files
> nessas "business-oriented languages".

  Hum. Aqui, cabe uma pequena consideração:
  Flat files tem vantagens, mas "todo grande poder implica em uma grande responsabilidade".
  Usar flat-files quer dizer que você é responsável pelo conteúdo e integridade das informações
armazenadas, e por prevenir e evitar o mais possível acesso concorrente e coisas correlacionadas.
  Normalmente, programadores VB não sabem o que é "acesso concorrente", e não podem evitar
realizar isso sozinhos. (Nada pessoal)

  Quanto a ser "tosco" acessar flat-files usando "business oriented languages", pensa assim: isso
é mera coincidência, ou elas foram projetadas para ser assim?

--
Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",